publicidade
Política

CVM apura oferta irregular de aplicações pelo Grupo Fictor

Empresa divulgou oportunidade de investimentos em site sem autorização do órgão regulador

fictor x credores
À CVM, a Fictor argumentou que a publicação ocorreu por 'equívoco' de sua equipe de marketing | Foto: Divulgação/Fictor

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) conduz uma investigação contra o Grupo Fictor por suspeita de oferta irregular de investimentos. A apuração ocorre com acompanhamento da Polícia Federal e envolve a divulgação de aplicações financeiras no site da empresa sem registro no órgão regulador.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Documentos obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo mostram que a companhia apresentou no portal Fictor Agro uma oportunidade de investimentos sem autorização da CVM. O material descrevia a proposta como uma forma de ampliar a participação de investidores no agronegócio.

“Democratizamos o acesso ao agronegócio, possibilitando que os rendimentos da comercialização de commodities, antes restritos aos grandes grupos empresariais, agora, façam parte da carteira de milhares de brasileiros”, dizia o anúncio.

Como resultado, a CVM classificou a iniciativa como irregular. Nesse sentido, informou que o conteúdo caracteriza um apelo público para promover títulos financeiros sem registro.

Fictor atribui publicação a erro de marketing

À CVM, a Fictor argumentou que a publicação ocorreu por “equívoco” de sua equipe de marketing. A companhia declarou que o material correspondia a documentos destinados apenas a “estudos e debates internos”.

A empresa também sustentou que o conteúdo permaneceu no site por curto período. Segundo a defesa, a divulgação não resultou em captação de recursos.

+ Leia também: “Justiça de São Paulo inclui 43 empresas do Grupo Fictor em recuperação judicial”

O caso ocorre em meio a dificuldades financeiras do grupo. No último mês, a companhia apresentou pedido de recuperação judicial cerca de 80 dias depois de participar de uma operação de compra do Banco Master.

Paralelamente, a Justiça do Paraná determinou o bloqueio de R$ 200 mil da empresa em processo movido por uma investidora. A decisão atendeu a pedido de cobrança de rendimentos que não teriam sido pagos.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.