O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) divulgou um vídeo nas redes sociais para criticar o Projeto de Lei (PL) 2630/2020, também conhecido como “Projeto da Censura”. Segundo o ex-procurador da Operação Lava Jato, o texto permite que o governo federal censure as redes sociais.
“Querem destruir a liberdade de expressão no Brasil,” afirmou Dallagnol, em publicação nesta terça-feira, 25. “Em nome de combater as fake news, o projeto vai permitir que o governo controle aquilo que você diz.”
A Câmara dos Deputados votará hoje, com urgência, o PL 2630. Se os parlamentares aprovarem a urgência, o projeto definitivo poderá ser aprovado já na quarta-feira 26.
“Se as empresas que cuidam do Instagram, do Facebook, do YouTube e do Twitter não derrubarem conteúdos que tenham o risco de ser considerados ilegais, estarão sujeitas a pesadas multas”, observou Dallagnol.
Além das críticas de Dallagnol
O projeto de lei já ganhou até um site próprio para acompanhar os desdobramentos da oficialização da censura no Brasil, como não era vista nem na ditadura militar: (https://www.pldacensura.com/).
Uma iniciativa louvável para defender o que é mais caro a um país e a um regime político que pretenda não ser chamado de ditadura: a liberdade de expressão, que nada tem a ver com disseminação de fake news, e sim com liberdade de expressão sem ser controlada por políticos.
O site mostra político por político, partido por partido, e os canais para cobrar parlamentares que ainda não se posicionaram. Com um clique é possível cobrar cada deputado.
Entendo que o assunto é sensivel. Também etendo que a internet não pode ser uma terra sem lei.
Agora o que me preocupa é a proposta de regulamentação vir dessa gente da esquerda.
Não importa de onde venha, Censura’ é censura. Pense na existência da tal ‘comissão’ que vai deliberar o que você vai poder dizer, ouvir, ler, assistir, postar …
Só acho uma pena o site não divulgar os nomes dos indecisos.
Como vamos cobrar deles uma posição ?