A senadora eleita Damares Alves (PL-DF), ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, rompeu o silêncio neste domingo, 22, e se pronunciou sobre a situação dos ianomâmis.
Acompanhei com dor e a tristeza as imagens que estão sendo divulgadas sobre os Yanomami. Minha luta pelos direitos e pela dignidade dos povos indígenas é o trabalho de uma vida. Mas diante de tantas mentiras espalhadas nos últimos dias, preciso esclarecer algumas coisas. (1/8)
— Damares Alves (@DamaresAlves) January 22, 2023
A ex-ministra disse que o problema da desnutrição entre crianças indígenas é um dilema histórico — e foi agravado pela pandemia. “Entre 2007 e 2011, o Vale do Javari já tinha índice alarmantes”, escreveu, no Twitter, referindo-se a um município localizado no oeste do Amazonas. “Sempre questionei a política do isolamento imposta a algumas comunidades. Está na hora de uma discussão séria sobre isso. Ao invés de perdermos tempo nesta guerra de narrativas e revanchismo, proponho um pacto por todas as crianças do Brasil, de todas as etnias.”
Damares criticou setores da imprensa, atribuindo aos veículos de comunicação suposta parcialidade. “A mesma imprensa que hoje faz cobertura positiva da agenda presidencial, fez críticas à época”, afirmou, ao lembrar que, durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, houve 168% de aumento no número de assassinatos de indígenas. “Tenho a convicção de que mais do que posar para fotos e realizar belos discursos, devemos enfrentar a raiz do problema.”
Relacionadas
Os ianomâmis são um grupo de aproximadamente 35 mil indígenas. Eles vivem em cerca de 200 a 250 aldeias na Floresta Amazônica, na fronteira entre a Venezuela e o Brasil.
Parabéns Senadora. Expor a verdade é sempre o melhor caminho. Pessoal, PAREM de assistir essa imprensa que distorce os fatos e tenta o tempo todo atribuir a culpa de todos os problemas do Brasil ao governo anterior. Somos quase 58 milhões de eleitores que ainda prezam pela verdade. Façam como eu, bloqueiem aquele canal que somente leva o esgoto para dentro da casa de vocês. NÃO consumam o lixo que nos apresentam diariamente, principalmente às 20h30min. Vamos dar início a um movimento de boicote a quem presta um desserviço de desinformação e não noticiam os fatos, apenas apresentam narrativas todos os dias. Quando eles passarem para o 7º, 8º posto no ranking da audiência, talvez acordem.
Os Globalistas, através de ONGs patrocinadas por eles, impõe uma agenda de “preservar” os yanomamis, mas na verdade, desejam extingui-los, pois os interesses deles, estão nas riquezas que tem não só na Amazônia brasileira, como em toda a Amazônia da América Latina. Falam que lá é o pulmão do mundo, e esquecem das aulas nos bancos escolares, onde aprendemos que o pulmão do mundo, estão nos oceanos, que possuem 331 milhões de km² da superfície terrestre!!!
A VERDADE SEMPRE SERA APRESENTADA DESDE QUE O PODER DO DINHEIRO VENHA PRIMEIRO E COMPRE A VERDADE…
MINISTRA DÂMARES SABEMOS DA VERDADE E ELA SERA MOSTRADA AO POVO…
Falar em miséria, fome, morte é o que move a esquerda, até quando viram poder isto continua, vide Venezuela, Argentina, etc
JURAMESMO que vcs acreditam nessa palhaçada…mais essa MENTIRA!?! Tudo armado…tudo planejado,, tudo orquestrado para roubar dinheiro público e pagar revolucionários cubanos …. NÃO DEIXE fazerem isso outra vez… pelo amor de Deus….não liguemo-nos para os boicotes desses norte americanos…ponha um fim nessa fraude JÁ…
Se era contigo, posta algo, se não era posta o travesseiro, se é mentira será cobrado no meio da família. Cuide-se
E eles querem resolver o problema??? Sou roraimense e nunca esses p7is743 resolveram NADA. A senhora foi a única que tentou resolver….eles fotos e status. Mudança de foco. Cadê o cacique que foi preso???????
Cambada de idiota, existem milhoes de ONGs e deputados militantes de esquerda (onde estavam). Todos sem sombra de dúvidas são responsáveis.
Tu é uma pessoa de último nível!!!!
Vejo muito esquerdista aqui falando bobagem mas saiba que a direita é tao democratica que ainda aceita vcs aqui teclando M. La no 247 a direita é bloqueada e só a esquerda comenta…Vamos lá.. vcs não conhecem nada do Brasil aposto que nunca viram um ianomami. Eu conheço aquela regiao eles estão espalhados por toda tríplice fronteira e são extremamente explorados lá na Gran sabana ( como vcs são idiotas nem sabe onde fica isso) pelos canadenses apoiados pelo maduro e olha que isso não é de hoje não tá…des lá de traz no governo FHC . Se liga aí pois já descobrimos que mais que Burros vcs esquerdista são é mau caráter.
Acho que tanto essa quanto a gestão bolsanaro t3m que ir a justiça responder não sou esquerdista muito menos patriota, onde está a igreja os pastores tipo malafaia que apoiava esse governo genocida,que desumanidade a César oque de César
O pai dos pobres vai resolver isso rapidinho, só que a os artistas milionário estão passando mais fome! Tipo Cláudia Raia.
Tudo é questão de prioridades 😘🥰
Aprendeu com a Janta ?
MAS E A CERVEJA E A PICANHA NÃO BASTAM/?
Terra yanomami não e só em RORAIMA não, tem uma grande parte na VENEZUELA, ONDE O GARIMPO avanço E O GOVERNO DE MADURO SO PENSA EM MINERAR, LA SIM E O GOVERNO Q, O DESGOVERNO DE MADURO, bem mas FORTE do q em território Brasileiro e
Ê muito
S dos índios de lá estão entrando em território BRASILEIRO, COM FOME E DESNUTRIDOS COMO ESTAMOS VENDO NA Média q só mostra como ela quer, OS índios brasileiros são melhores assistindo, mas também necessitando de todo o cuidado..
Tem uma área enorme à disposição deles
Que deixem de serem ociosos e que plantem, cacem, ou pesquem seus alimentos
Será que essas crianças estão subnutridas por falta de alimentos ou por negligência dos pais? A ministra deveria saber mais sobre essa situação.Que tal investigar a fundo essa tragédia?
Na grande maioria são índios do lado VENEZUELANO, ESTÃO entrando EM TERRITÓRIO BRASILEIRO
Dona Damares estou contigo nessa matéria. A falácia petista é notória. Não pagam nenhum imposto por inventar “problemas anteriores”. Por não produzir nada positivo, procuram problemas no passado e justificar críticas e narrativas. É revoltante e nojento mas só mostrando a verdade se faz alguma oposição…Gostam de mentiras com números. O descondenado mentia em cima de “32 milhões de famintos”. A Marina, com uma cara de pedinte, com fome de uma semana, “120 milhões”. E por aí vai…
O governo desse ladrão que se instalou em Brasília não trabalha com a verdade. Seu objetivo é desconstruir, sem dó e nem piedade, os seus adversários políticos.
Havia ao lado da terra Ianomâmi imensas fazendas de plantação de arroz, que facilmente resolveriam esse problema, afinal, não são tantos índios assim.
Mas o STF mandou acabar com as plantações e demarcar a reserva raposa serra do sol, para que os irmãos indígenas cuidassem da sua vida de coletores e caçadores.
Infelizmente nossos índios não querem mais caçar e coletar, e preferem esperar a Funai colocar comida na boca deles.
Agora vira tudo de avião a um preço absurdo, com excelentes contratos para os amigos.
Melhor comentario