publicidade
Política

Moraes nega pedido de Silveira para flexibilizar horário e cursar Direito à noite

Advogado solicitou relaxamento de medidas cautelares do ex-deputado

daniel silveira
O ex-deputado Daniel Silveira, na sede da PF do Rio de Janeiro, pouco depois de ser preso, em virtude de uma condenação do STF — 2/2/2023 | Foto: Pedro Kirilos/Estadão Conteúdo

Nesta quinta-feira, 12, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido da defesa de Daniel Silveira para flexibilizar cautelares.

O advogado Michael Robert solicitara a ampliação do horário de circulação para que o ex-deputado pudesse cursar Direito no período noturno.

Receba nossas atualizações

O requerimento também previa a extensão desse horário aos fins de semana e feriados, com o argumento de permitir maior convívio familiar.

No pedido, a defesa sustentou que o ex-deputado tem cumprido as medidas cautelares por mais de seis meses e que o monitoramento eletrônico seria suficiente para garantir o controle da execução da pena.

Robert afirmou que a flexibilização não compromete a fiscalização do cumprimento das condições impostas.

+ Veja mais em Política

Parecer da PGR sobre Daniel Silveira

paulo gonet
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, durante sessão plenária no STF | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Apesar dos argumentos da defesa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra o pleito. No parecer, a PGR afirmou que o interesse de Silveira em realizar um projeto acadêmico deve se adequar às limitações impostas pela execução penal, e não o contrário.

Ao analisar o caso, Moraes afirmou que atividades educacionais podem contribuir para a ressocialização do condenado, mas ressaltou que eventual flexibilização deve respeitar as condições do regime aberto e o estágio atual da execução penal.

Segundo o magistrado, o período de seis meses no regime aberto ainda é curto para avaliar a consolidação da autodisciplina e do senso de responsabilidade do apenado. Moraes também observou que quase metade da pena ainda permanece a cumprir. Na decisão, o ministro concluiu que a flexibilização solicitada poderia “desvirtuar” as regras do regime aberto.

Com isso, Moraes indeferiu os pedidos de ampliação do horário de circulação nos dias úteis e de extensão desse horário para fins de semana e feriados.

Leia também: “Daniel Silveira: ‘Só vou voltar a viver quando estiver realmente livre'”, reportagem publicada na Edição 297 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Lauro Patzer
    Lauro Patzer

    Com que moral Moraes veste a toga sobre os ombros e continua dando ordens descabidas?

  2. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Dois corruptos desmascarados safados e sem-vergonha

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.