O deputado estadual de São Paulo agente federal Danilo Balas protocolou uma representação questionando o decreto do governador João Doria (PSDB) que obriga todos os servidores estaduais a apresentar o passaporte vacinal contra a covid-19.
A ação foi encaminhada à Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo na quinta-feira 6. O deputado fala em “flagrantes medidas coativas” para forçar os agentes públicos do Estado a se vacinarem.
Relacionadas
Na terça-feira 4, Doria publicou um decreto determinando que todos os servidores deverão apresentar comprovante de vacinação completa, ou seja, com as duas doses, ou a única, contra a covid-19.
A medida, segundo a gestão estadual, é obrigatória para cerca de 570 mil profissionais da ativa em órgãos de administração direta e indireta do Estado de São Paulo e deve ser cumprida até o próximo domingo, 9.
De acordo com o decreto, o comprovante só deixará de ser exigido nos casos em que o profissional apresentar atestado médico com alguma contraindicação em relação à vacina.
Na representação, Danilo Balas destaca que o agente público, mesmo que não queira, “será obrigado a se sujeitar à medida para não sofrer processos disciplinares e não ser impedido de acessar o local de trabalho”.
“É de se ressaltar e valorizar a importância da vacinação no combate à pandemia do coronavírus, bem como na erradicação e controle de diversas outras doenças; contudo, entende-se pela inadmissibilidade de quaisquer medidas que inobservem o pleno respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais”, afirma o parlamentar.
Ele pede “apurações e providências pertinentes, diante de eventuais ilicitudes e inconstitucionalidades que se depreendam das razões fáticas” e dos fundamentos jurídicos expostos.
Calma falta pouco para nos livrarmos deste ditadorzinho incompetente.
Atualmente o que rege nossas vidas são decretos que saem de mentes doentias intitulados de “autoridades” ou de “especialistas”.
Parabéns ao deputado pela iniciativa.
Nossa liberdade sendo tirada, o calça apertada faz o que quer….