O apresentador José Luiz Datena vai trocar o PSB pelo PSDB. A filiação dele ao seu mais novo partido vai ocorrer nesta quinta-feira, 4.
Como tucano, Datena vai integrar os quadros da legenda na cidade de São Paulo. Contratado da TV Bandeirantes, emissora em que apresenta o programa Brasil Urgente, ele é cotado para participar ativamente do processo eleitoral deste ano.
No momento, o apresentador é cotado para ser candidato a vice-prefeito em futura chapa encabeçada pela deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP). Nos bastidores do poder, contudo, ventila-se a possibilidade de ele ser postulante ao cargo máximo da Prefeitura de São Paulo numa eventual candidatura própria do partido.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A mudança de partido de Datena ocorre menos de quatro meses depois de ele entrar para a sigla socialista. Em 19 de dezembro, o apresentador apareceu sorridente ao lado de Tabata e de outras duas lideranças do PSB: o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, e o ministro Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França.
A ideia é que algo similar ocorra agora, com a filiação dele ao PSDB. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, os tucanos vão realizar um evento para recepcionar o mais novo e midiático militante. Marconi Perillo, Paulo Serra e José Aníbal devem marcar presença. Eles são os presidentes nacional, estadual e municipal do tucanato, respectivamente.
“A migração do Datena foi uma construção conjunta da campanha da Tabata e do PSDB”, disse, à Folha, Orlando Faria, coordenador político da pré-campanha da deputada socialista. “Com a filiação, ela conseguiu juntar os dois principais ativos que estavam na mesa: o Datena como vice e o apoio do PSDB, que ganhou as duas últimas eleições na capital.”
Leia mais
Datena além de PSB e PSDB
Essa não é a primeira mudança partidária do apresentador de TV. Antes de integrar as trincheira do PSB, do qual vai trocar pelo PSDB, José Luiz Datena pertencia ao PDT.
Além disso, o apresentador passou por outros oito partidos políticos no decorrer dos últimos nove anos: PP, PRP, DEM, MDB, PSL, PSD, União Brasil e PSC. Ele pertenceu ao PT de 1992 a 2015.
Apesar da movimentação político-partidária, Datena nunca disputou um cargo público. Em eleições passadas, o apresentador chegou a ser cotado para candidadura a senador e a prefeito. Até hoje, contudo, ele preferiu seguir com seu trabalho na televisão.
Leia também: “O fim do PSDB”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 210 da Revista Oeste
Este com certeza é o maior vira casaca da política brasileira.
Como uma pessoa que passou por mais de 10 partidos tem Alguma Convicção Política ?
ESPELHO MEU HAVERÁ ALGUÉM MAIS CÍNICO E OPORTUNISTA DO QUE EU ??? … (a) Dá PENA.
Tábata, diga-me com quem andas e te direi que és.
Datena está tão doente quanto o partido a que se dirige, o final já é previsível……
Excelente escolha… foi para o lugar certo.. um partido em decadência com um pseudo político que já nasceu morto para a vida pública. Datena não é capaz de puxar nenhum voto… ele só tem a capacidade de assassinar reputação. Um tucano de primeira.. vive em cima do muro… O ponto principal é: meu voto não terá.
O PSDB parece desesperado. Busca possível socorro num grande trocador de partido e esforçado juntador de palavras.
Datena é uma nota R$3,00 reais .
Datena, camaleão da política.
Datena, com seu currículo partidário, está mais para um réptil saureo, também conhecido por camaleão. Jamais votaria nele para qualquer cargo público eletivo.
Dá pena desse sujeito!Está indo para o lugar certo.
. Não suporto nem ouvir a voz deste cara
Há muito tempo atrás, era costume abaixar as pessoas loucas em poços de cobras; acreditava-se que uma experiência que poderia tirar uma pessoa sã do juízo poderia fazer com que uma pessoa louca voltasse à sanidade. Vamos tentar fazer essa experiência com o Datena. O cara foi PT de 1992 a 2015. Alguém espera algo de bom vir de um ser tão arrogante insano como este?