publicidade
Política

Datena deixa o PSB e se filia ao PSDB

Apresentador é cotado para ser candidato a vice-prefeito de São Paulo em chapa com a deputada federal Tabata Amaral

O apresentador José Luiz Datena é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo
Mesmo filiado a um partido político, Datena segue como apresentador da TV Bandeirantes | Foto: Reprodução/Band

O apresentador José Luiz Datena vai trocar o PSB pelo PSDB. A filiação dele ao seu mais novo partido vai ocorrer nesta quinta-feira, 4.

Como tucano, Datena vai integrar os quadros da legenda na cidade de São Paulo. Contratado da TV Bandeirantes, emissora em que apresenta o programa Brasil Urgente, ele é cotado para participar ativamente do processo eleitoral deste ano.

Receba nossas atualizações

No momento, o apresentador é cotado para ser candidato a vice-prefeito em futura chapa encabeçada pela deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP). Nos bastidores do poder, contudo, ventila-se a possibilidade de ele ser postulante ao cargo máximo da Prefeitura de São Paulo numa eventual candidatura própria do partido.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A mudança de partido de Datena ocorre menos de quatro meses depois de ele entrar para a sigla socialista. Em 19 de dezembro, o apresentador apareceu sorridente ao lado de Tabata e de outras duas lideranças do PSB: o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, e o ministro Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França.

A ideia é que algo similar ocorra agora, com a filiação dele ao PSDB. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, os tucanos vão realizar um evento para recepcionar o mais novo e midiático militante. Marconi Perillo, Paulo Serra e José Aníbal devem marcar presença. Eles são os presidentes nacional, estadual e municipal do tucanato, respectivamente.

“A migração do Datena foi uma construção conjunta da campanha da Tabata e do PSDB”, disse, à Folha, Orlando Faria, coordenador político da pré-campanha da deputada socialista. “Com a filiação, ela conseguiu juntar os dois principais ativos que estavam na mesa: o Datena como vice e o apoio do PSDB, que ganhou as duas últimas eleições na capital.”

Leia mais

Datena além de PSB e PSDB

datena - rádio bandeirantes
O apresentador José Luiz Datena durante uma edição do programa Manhã Bandeirantes; novamente, ele é cotado para participar de processo eleitoral como candidato | Foto: Reprodução/Rádio Bandeirantes

Essa não é a primeira mudança partidária do apresentador de TV. Antes de integrar as trincheira do PSB, do qual vai trocar pelo PSDB, José Luiz Datena pertencia ao PDT.

Além disso, o apresentador passou por outros oito partidos políticos no decorrer dos últimos nove anos: PP, PRP, DEM, MDB, PSL, PSD, União Brasil e PSC. Ele pertenceu ao PT de 1992 a 2015.

Apesar da movimentação político-partidária, Datena nunca disputou um cargo público. Em eleições passadas, o apresentador chegou a ser cotado para candidadura a senador e a prefeito. Até hoje, contudo, ele preferiu seguir com seu trabalho na televisão.

Leia também: “O fim do PSDB”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 210 da Revista Oeste

12 comentários
  1. Christian
    Christian

    Este com certeza é o maior vira casaca da política brasileira.
    Como uma pessoa que passou por mais de 10 partidos tem Alguma Convicção Política ?

  2. Amaury G Feitosa
    Amaury G Feitosa

    ESPELHO MEU HAVERÁ ALGUÉM MAIS CÍNICO E OPORTUNISTA DO QUE EU ??? … (a) Dá PENA.

  3. Paulo Roberto Mazzetto
    Paulo Roberto Mazzetto

    Datena está tão doente quanto o partido a que se dirige, o final já é previsível……

  4. Fabricio Kenji Sato
    Fabricio Kenji Sato

    Excelente escolha… foi para o lugar certo.. um partido em decadência com um pseudo político que já nasceu morto para a vida pública. Datena não é capaz de puxar nenhum voto… ele só tem a capacidade de assassinar reputação. Um tucano de primeira.. vive em cima do muro… O ponto principal é: meu voto não terá.

  5. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    O PSDB parece desesperado. Busca possível socorro num grande trocador de partido e esforçado juntador de palavras.

  6. Nilton Flávio Ribeiro
    Nilton Flávio Ribeiro

    Datena, com seu currículo partidário, está mais para um réptil saureo, também conhecido por camaleão. Jamais votaria nele para qualquer cargo público eletivo.

  7. Francisco José Coelho de Morais
    Francisco José Coelho de Morais

    Dá pena desse sujeito!Está indo para o lugar certo.

  8. Ed Camargo
    Ed Camargo

    Há muito tempo atrás, era costume abaixar as pessoas loucas em poços de cobras; acreditava-se que uma experiência que poderia tirar uma pessoa sã do juízo poderia fazer com que uma pessoa louca voltasse à sanidade. Vamos tentar fazer essa experiência com o Datena. O cara foi PT de 1992 a 2015. Alguém espera algo de bom vir de um ser tão arrogante insano como este?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.