Depois de operação da PF, OAB Nacional também reagiu ao que considera uma tentativa de “criminalização da advocacia”
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, disse nesta quarta-feira, 9, que o ex-presidente da Fecomercio do Rio Otávio Diniz é “criminoso”.
Em delação, Diniz afirma que ajudou a financiar de modo não declarado a campanha de Felipe Santa Cruz à reeleição da seccional fluminense em 2014.
Segundo Santa Cruz, existe uma tentativa de intimidação de advogados.
Leia mais: “Lava Jato chega a filho de ministro do STJ e se aproxima do Judiciário”
Hoje uma operação da Polícia Federal mirou advogados ligados a políticos. Entre os alvos estão os advogados Cristiano Zanin, que trabalha na defesa do ex-presidente Lula, e Frederick Wassef, ex-advogado do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).
“Pensam que vão nos intimidar. Não nos conhecem”, disse Santa Cruz.
Quase todos os advogados importantes do meu estado participaram de uma organização criminosa? Criminoso é o delator, não os advogados! Pensam que vão nos intimidar. Não nos conhecem. https://t.co/LwHC4cdE2q
— Felipe Santa Cruz (@fsantacruz_rj) September 9, 2020
OAB Nacional
A OAB Nacional também reagiu ao que considera uma tentativa de “criminalização da advocacia”. Em nota, a entidade entende que as buscas deflagradas em escritórios de advocacia violam as prerrogativas da categoria.
“O processo de criminalização da advocacia, que desrespeita as prerrogativas, é ditatorial e atenta contra o Estado de Direito e a Democracia. Não há estado democrático sem uma advocacia livre.”
A investigação, que é um desdobramento da Lava Jato, mira supostos desvios de R$ 150 milhões do Sistema S (Sesc e Senac) fluminense.
Ao todo, os agentes cumpriram 51 mandados de busca e apreensão.
Defender-se acusando outros não é atitude digna. Um advogado, consciente de suas responsabilidades profissionais e sociais, apenas trabalha na sua defesa apresentando fatos fundamentados, embasados em provas legais e concretas. Nada de vitimização, nem a demagógica estratégia de que o ataque é a melhor defesa. Como diz a sabedoria popular, em boca fechada não entra mosquito.
Esse Felipe Santa Cruz PT, é um ESCÁRNIO!!
Vamos aguardar o final das investigações pra sabermos quem ė o “criminoso”.
A maioria dos advogados criminalistas fizeram sua própria cama e agora relaxem e gozem e criem vergonha na cara.
Se tivesse construído uma boa reputação! Mas esse cara é ZERO, à esquerda. Não tolero comunista como o pai d’ele. Sou conservador e cristão, CONFIRMADO e Certificado após 32 anos de CARTA Frankenstein e COMUNISTA, que a nossa natureza é conservadora e cristã. Felipe Santa Cruz é o símbolo patriótico da mentira, do ATRASO. Tanto q hoje a classe que ele representa, é de pouca confiabilidade. Advogados, expulsem esse representante do caos da OAB,
O porquinho cevado carrega o DNA de militante baderneiro e usa da intimidação típica dessa corja de esquerdopatas para se defender.
????????????????????????????
Já repararam que quando um salafrário é apanhado por uma investigação, sua primeira linha de defesa é tentar colar a narrativa que é um atentado contra a classe ou entidade a que pertence? Tenta mobilizar o grupo para se defender. Patético.