O deputado federal Delegado Éder Mauro (PL-PA) permanece na liderança em intenções de voto para a Prefeitura de Belém. De acordo com levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira, 16, ele registra 30,7%.
Conforme a pesquisa, Mauro tem 12,5 pontos porcentuais de vantagem sobre o segundo colocado. O pré-candidato nessa posição é o deputado estadual Igor Normando (MDB), que aparece com 18,2% das intenções de voto.
O atual prefeito da capital do Pará, Edmilson Rodrigues (Psol), surge na terceira colocação. Ele tem 13,8%. O psolista conta com apoio do PT.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Para a realização da pesquisa, a equipe do Paraná Pesquisas apresentou uma lista com os nomes de outros cinco pré-candidatos à Prefeitura de Belém:
- Thiago Araújo (Republicanos) — 7,2%;
- Jefferson Lima (Podemos) — 6,5%;
- Everaldo Eguchi (PRTB) — 6,3%;
- Wellingta Macêdo (PSTU) — 1%; e
- Italo Abati (Novo) — 0,8%.
Ainda de acordo com o levantamento, 9,9% disseram que vão anular, votar em branco ou que não irão escolher nenhum dos pré-candidatos em questão. Além disso, 5,6% não souberam ou não quiseram responder.
Delegado Éder Mauro tenta se tornar prefeito de Belém
Éder Mauro Cardoso Barra tem 63 anos. Antes de ingressar da política partidária, ele trabalhou por três décadas como delegado da Polícia Civil do Pará. Atualmente, cumpre o seu terceiro mandato consecutivo como deputado federal.
Leia mais:
Filiado ao PL desde 2022, Éder Mauro já passou por partidos como PFL, PTB e PSD.
No levantamento de junho, o parlamentar já aparecia na liderança pela Prefeitura de Belém. Na ocasião, o Paraná Pesquisas realizou dois cenários. O liberal liderou com 30% e 32%, conforme o instituto.
Informações sobre o levantamento
Para o mais recente levantamento de intenções de voto para a Prefeitura de Belém, o Paraná Pesquisas entrevistou 710 pessoas, de 12 a 15 de julho. De acordo com o instituto, a margem de erro é de 3,8 pontos porcentuais — para mais ou para menos — nos resultados gerais. O nível de confiança é, a saber, de 95%. A empresa registrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral, com PA-05357/2024 como protocolo de acompanhamento.
Leia também: “Mariana Carvalho (União Brasil) lidera corrida pela Prefeitura de Porto Velho”