O ministro do Turismo, Celso Sabino, voltou a dirigir a pasta nesta segunda-feira, 4. Ele havia pedido exoneração do cargo no fim de novembro para indicar emendas ao Orçamento de 2024, como deputado federal.
+ Leia mais notícias de Politica em Oeste
“Tenho responsabilidade grande com o povo do Pará, que me deu mais de 143 mil votos”, disse Sabino. “Muitas dessas pessoas contam com o deputado que elegeram para realizar obras e serviços importantes em suas cidades.”
A recondução foi publicada no Diário Oficial da União na manhã de hoje. Durante sua ausência, o ministério foi conduzido interinamente por Carlos Henrique Menezes Sobral.
Quem é Celso Sabino, o ministro que substituiu Daniela Carneiro
Em seu segundo mandato consecutivo como deputado federal pelo Pará, Celso Sabino, de 44 anos, é filiado ao União Brasil desde o ano passado — quando o partido surgiu a partir da fusão do PSL com o Democratas. Ele, que já passou por partidos como PP, PL e PSDB, foi deputado estadual paraense em duas oportunidades.
Leia também: “Para indicar emendas, Celso Sabino pede exoneração do Ministério do Turismo”
A ida de Sabino para o Ministério do Turismo já era cogitada um mês antes de ele assumir o cargo. Candidata a deputada federal mais bem votada no Rio de Janeiro em 2022, Daniela Carneiro passou a ter rejeição por parte da alta cúpula de seu — ainda — partido, o União Brasil.
Leia também: “Ex-ministra, Daniela do Waguinho vira vice-líder do governo no Congresso”
Daniela já consultou a Justiça Eleitoral para deixar o União Brasil e migrar para o Republicanos sem correr o risco de perder o mandato parlamentar. O interesse em trocar de legenda ocorre em meio à costura política feita pelo marido dela, Waguinho Carneiro, prefeito de Belford Roxo (RJ).
O ministro da Agricultura também deixou o cargo temporariamente em novembro
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, também deixou o cargo temporariamente em novembro. À época, ele participou de votações consideradas prioritárias para o governo no Senado, como a tributação de offshores e fundos exclusivos; e o projeto sobre apostas esportivas de jogos virtuais. Ambos os textos foram aprovados.