O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, incomodou-se com a denúncia do bilionário Elon Musk contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em publicação no Twitter/X, neste sábado, 6, o chefe da AGU afirmou ser urgente a “regulamentação” das redes sociais.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando nossas autoridades”, escreveu Jorge Messias. A “A paz social é inegociável.”
Desde a quarta-feira 3, mais duas instituições passaram a integrar o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde): Polícia Federal e Advocacia-Geral da União, de Jorge Messias.
Iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para combater supostas fake news durante as eleições deste ano, o grupo é comandado pelo presidente da Corte, Alexandre de Moraes.
Leia também:
Na inauguração do Ciedde, em março, as autoridades convidadas firmaram os seguintes compromissos:
- a) Implementar cooperação no âmbito administrativo;
- b) Realizar o intercâmbio de informações e agilizar a entidades e plataformas de redes sociais, visando a “otimizar preventivas”, observadas as disposições da Lei n° 13.709/2018;
- c) Cooperar na defesa da integridade do processo eleitoral e da confiabilidade do sistema eletrônico de votação, inclusive mediante a emissão de notas, pareceres e declarações públicas, conforme critério de conveniência e oportunidade;
- d) Promover a cooperação entre a Justiça Eleitoral, órgãos públicos e entidades privadas, em especial as plataformas de redes sociais e serviços de mensageria privada, durante o período eleitoral, para garantir o cumprimento da Resolução no 23.610, de 18 de dezembro de 2019, com as alterações promovidas pela Resolução no 23.732, de 27 de fevereiro de 2024, inclusive auxiliando os Tribunais Regionais Eleitorais no aperfeiçoamento da regular utilização da inteligência artificial no âmbito eleitoral, o combate à “desinformação, o deepfake” e a proteção à liberdade de escolha dos eleitores;
- e) Cooperar na realização de cursos, seminários e estudos para a promoção de educação em cidadania, democracia, Justiça Eleitoral, direitos digitais e combate à desinformação eleitoral;
- f) Cooperar na organização de campanhas publicitárias de educação contra a desinformação, “discursos de ódio e antidemocrático, e em defesa da democracia e da Justiça Eleitoral.
Jorge Messias mira Elon Musk
O ministro da AGU deu a declaração a favor da “regulamentação” das redes sociais depois de Elon Musk retirar as restrições impostas a perfis brasileiros no Twitter/X. O dono da plataforma rebelou-se contra uma decisão de Alexandre de Moraes. Veja abaixo a cronologia dos fatos.
Sábado, às 2h03
O dono do Twitter/X interpela o ministro do STF: “Por que você está determinando tanta censura no Brasil?”.
A indagação de Elon Musk ocorre dias depois da divulgação do Twitter Files Brasil, revelados pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger.
Sábado, às 19h01
Elon Musk volta a interpelar Alexandre de Moraes. Desta vez, o dono do Twitter/X quis saber a razão de a Justiça do Brasil ter determinado o bloqueio de perfis populares no país.
“Por que você está fazendo isso, Alexandre de Moraes?”, indagou o bilionário, referindo-se à decisão da Justiça.
Na mesma publicação, a plataforma alega ter sido forçada a bloquear os perfis. “Não sabemos os motivos pelos quais essas ordens foram emitidas”, disse, ao acrescentar que está proibida de informar qual tribunal ou juiz emitiu a ordem.
Sábado, às 19h31
Trinta minutos depois, Elon Musk informa que irá retirar as restrições impostas aos perfis brasileiros na plataforma.
“Esse juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortar o acesso ao X no Brasil”, escreveu o bilionário. “Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos de fechar nosso escritório lá. Mas os princípios são mais importantes do que o lucro.”
Sábado, às 19h44
Elon Musk retira as restrições de perfis bloqueados no Brasil.
Leia mais: “O escândalo dos arquivos do Twitter Brasil”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 211 da Revista Oeste
Síndrome de Juiz
No Brasil existe uma doença que dá certo. Ela pode ser interrompida com a morte, mas pode ter seus sintomas camuflados, ou não inoculados, por mudanças ambientais.
Não tem vez em países desenvolvidos, por causa dos imunizantes de princípios ativos muitas vezes antagônicos. Por exemplo, ela não ataca chineses, indianos, russos, árabes, japoneses, nem países como Inglaterra, Estados Unidos, Itália, Espanha, França… Lá, quando alguém é preso, fica preso, independentemente do juíz – que permanece anônimo na história.
A moléstia ataca sulamericanos porque essa região não tem conseguido desenvolver nem importar com sucesso a vacina imunizadora. O motivo é que essa vacina precisa de um insumo – uma espécie de vírus vivo – que não sobrevive na região.
Aqui, então, a história nos mostra o mal extremo a que essa comorbidade pode chegar, nas pessoas dos juízes Sérgio Moro e Alexandre de Morais.
Ambos chegaram ao grau de achar que, como juízes, podem prender Deus e o mundo, usando simples caneta Bic. Moro, como juiz de Curitiba, chamou Lula para depor em gravação transmitida ao vivo, humilhando o rapaz diante de milhões de brasileiros. O universo dele era o Brasil; por isso, autoridades máximas teriam que ser presas. O juiz Moro se achava o rei tupiniquim da cocada preta. E os brasileiros também o viam assim.
Agora, é Moraes que está com a síndrome, achando, também, que é com caneta que vai prender Deus e o mundo. Para parecer melhor do que o famigerado juiz paranaense, o atual rei quer prender gente fora do Brasil, contando com a aquiescência dos países que abrigam os supostos criminosos.
Muito além de Curitiba, Moraes quer ser um jogador internacional, e não um reles juiz que prende ex-presidentes de república de bananas. Tentou trazer os boxeadores de Roma, cujo crime a Itália não viu, ao assistir ao filmezinho do aeroporto, mas deu com os burros n’água; tentou trazer o jornalista Allan dos Santos dos Estados Unidos, mas aquele país deu de ombros, dizendo que o crime que esse rei de cocada preta via não era crime na democracia americana.
Eu não vou usar a expressão ‘não satisfeito’ para prosseguir, porque essa síndrome não tem a ver com satisfação de ego (exceto pelo fato de ser uma doença da cabeça) e sim com analfabetismo – aqui entendido como absoluta ignorância, como mostram os dicionários.
Portanto, sem se dar conta, está achando que os Estados Unidos ou a África do Sul, depois de sonegar Allan, vão enviar Elon Musk para a Papuda.
Estou doido pra ver Musk descendo aqui algemado, de seu foguete orbital, que, por sua velocidade, permite que o Alexandre peça que ele se apresente em 24 minutos e não em 24 horas, como é costume nos países das carruagens…
É o Bessias, pau mandado da Dilma.
É bajulando que se sobe na vida.
Tudo pra agradar o patrão.
Esse Jorge Messias conseguiu colocar ressentimento de classe, xenofobia e vitimismo em uma única frase. É patético um estado ficar acusando o X de “ameaçar autoridades” no maior estilo “estou sendo oprimido por um bilionário estrangeiro”. Não é o X que é opressor nesse caso. É o estado brasileiro.
JÁ QUE ELE É NORDESTINO, PODERIA CONTRATAR UM CANGACEIROS PARA “JUSTIÇAR” SUA HONRA.
VAGABUNDO É VAGABUNDO E MANÉ É MANÉ…….E NÓIS SABE QUEM É QUE É……
Patife, oportunista, puxa saco. Nunca leu a constituição brasileira? A liberdade de expressão é cláusula pétrea, nem o congresso pode mudar!
Os caras passaram por cima da constituição e dos direitos elementares do cidadão e ainda tem coragem de vir falar dos outros? Quem está fora da lei aqui? Não precisa ser muito burro pra saber.
Só esqueceram de perguntar ao povo brasileiro se ele esta satisfeito com essas medidas…?
Bessias é um cão de guarda petralha. Apenas um pau mandado.
Esse Jorge Messias que ocupa uma pasta sem mérito nenhum, faz parte dos cabides colocados pelo desgoverno do Stalinácio, precisa ficar bem quietinho. Quem merece censura para não falar ” asneiras” é o chefe dele e ele próprio.
E como dizia num antigo programa de TV: Cala a boca, Magda!!!
Estou torcendo que aconteça, vai ser tudo que faltava !
Cala a Boca, Bessias…!
Mais uma Magda no desgoverno…
Bestias traz o papel ( higiênico) por favor!!
Bestias traz o papel ( higiênico) por favor!!
Vocês se lembram do Bessias, o Hermes de Dilma (Hermes era o mensageiro dos Deuses na mitologia grega)…..pois ai está, o homem continua em voga. O PT é uma doença maligna cuja metástase nem radio nem quimio cura.
Por que um país tão errado? Melhor foi a época dos militares no poder e socialista tinha uma calabresa na boca.
Um verdadeiro débil mental,
Jorge corruPTista, vagabundo, escória, bandido, fdp da AGU, VC VAI MORRER LOG LOGO, JUNTAMENTE COM OD SEUS ALIADOS NO CONGRESSO E NO JUDICIÁRIO. NOS AGUARDEM. NÃO VAI TER CENSURA NO BRASIL. UM MAÇOM MORRE PELA LIBERTAÇÃO DE SUA PÁTRIA.
Sabujo ou lacaio, o “Bessias” esquece-se que o “bilionário com domicílio no exterior” é o DONO.
Faria muito mais esse serviçal petralha da minúscula agu da vida casp voltasse-se para as carências das comunidades indígenas da Amazônia e tomasse providências para haver abastecimento de óleo diesel nos geradores que além de garantir refrigeração para os alimentos permite Internet graças ao Starlink nos propiciado por Elon Musk.
Mais um imbecil de plantão.
Nosso país está literalmente lascado….
Eles sabem que na hora que cair um, cai todos.
Por isso, vão dobrar a aposta.
Alô Omisso Pacheco: percebe a “m” que fazendo ao Brasil? O Sr está no topo das listas dos mais odiados no Brasil.
Não podemos conviver com usurpadores do poder que não receberam sequer um voto popular impondo uma ditadura no país. O congresso precisa sair do discurso e agir imediatamente, antes que seja tarde, se já não for.
Por óbvio que a ideia fundamental dos medíocres e dos corruptos é a de alijar todo brasileiro, não simpático ao totalitarismo, da possibilidade de boa instrução, informações diversas e a vontade, e das liberdades de expressão e escolha de seus representantes.
A igualdade numa democracia é por conta da prática das liberdades individuais, enquanto que, o conceito de igualdade no socialismo/comunismo, é por conta de restrições, limitações, repressões e servidão; já dito por F.A.Hayek – passando a régua e nivelando tudo e todos por baixo; menos ao núcleo de poder, naturalmente.
Não há novidades no que vem das cabeças desses medíocres e corruptos; apenas coisas ruins: restrições, objeções, prisões, proibições, …, são, infelizmente, as ferramentas existentes em suas bagagens!
Com a chegada do regime petralha ao poder, hoje vivemos sob o reino do terror. Cada ciclo ou cada ação do regime petralha em transformar nosso país em uma pocilga comunista esta se tornando mais radicalizada, canibalística, e letal, até que atinja seu final trágico e termine em uma absurdidade violenta.
Como aconteceu na revolução Francesa, a revolução conduzida pelos petralhas é contrária a natureza humana e portanto tem que ser imposta pela força e coerção. Mérito é o grande inimigo dos petralhas. Nós ainda não chegamos ou descemos ao ponto da guilhotina, mas estamos a caminho com tanta usurpação e ostracismo dos nossos direitos, e a violência hedionda redefinida como crimes comuns inimputáveis.
O dinheiro esta sendo imprimido para espalhar à riqueza, até que se torne inútil como o peso Argentino. O ímpacto será sentido por décadas.
Os juizes elitistas insanos revolucionários que destruiram a forma como a Lei era aplicada e permitiram a desordem e criminalidade crescer, possuem os recursos para se proteger da distópia que criaram. Eles são inimputáveis e não sofrem consequências por suas ações constrangedoras e catastróficas ao país. Da mesma forma que a Alemanha Nazista tinha os 4 cavaleiros do apocalípse: Adolf Hitler, Heinrich Himmler, Joseph Goebbels, Hermann Göring. Hoje aqui no Brasil temos os 4 representantes do mal e servidores do capiroto: Luladrão, Moraes, Barroso, Dino.
O que era antes acreditadas e eficientes agências do governo se tornaram armas mortíferas e incompetentes no serviço ao povo, você busca socorro médico por uma fratura no SUS e sai de lá com infecção generalizada e mortal.
Uma contrarrevolução esta evoluindo, não apenas porque as pessoas estão zangadas com o que nosso país se tornou, mas também porque estamos aprendendo que se fizermos absolutamente nada, em breve não teremos um país.
Faltou o Gilmar Mendes.
“Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários com domicílio no exterior, tenham controle das redes sociais”
Alguém avise esse débil mental, pela foto até dá para notar um leve semblente de fraqueza mental desse sujeito, então que avisem a essa triste figura que providencie uma plataforma para rivalizar com essas redes. Agora para um desgoverno tão incompetente como esse, conseguir isso, nem por milagre. Devemos abrir como antes existia, cursos para treinamento de datilógrafos mas, sempre um mas, antes disso temos que formar pessoas capazes de escrever pelo menos uma frase compreensível e não copiar e colar como muitos fazem. E ter que saber consultar um dicionário, etc…etc…etc…
“Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários…” tenham liberdade de dizer o que pensam e contiuem em liberdade. Porque aqui nessa terra tupiniquim, só podem falar o que queremos que falem. É assim que essa esquerda pensa. Eles se acham os donos Brasil e nós não passamos de massa produtora de dinheiro para eles se locupletarem. Já passou da hora de tirarmos essa corja do poder, de onde nunca deveriam de assumido.
Quanto menos apoio popular as ditaduras tem, mais opressoras elas ficam.
Não podemos aceitar é a ditadura que estão impondo ao povo brasileiro, com a hipocrisia de defender a democracia.
Discípulo de tirano.