O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nesta terça-feira, 27, o modelo de controle da mineradora Vale. A fala ocorre um dia depois da escolha unânime de Gustavo Pimenta como novo CEO, em sucessão a Eduardo Bartolomeo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Pimenta, atual vice-presidente-executivo de Finanças e Relações com Investidores, assume num momento de críticas do presidente do Brasil à forma de corporation (corporação) da Vale. Neste modelo, não há um controlador majoritário, já que as ações têm vendas em pequenos lotes. Portanto, não existe a figura do acionista controlador.
Para Lula, a forma anterior era mais fácil para seu acesso ao líder da empresa. “A Vale, que tinha uma diretoria, eu sabia quem era o presidente, a gente sabia quem era. Hoje, nessa discussão que a gente está, de fazer um acordo para receber dinheiro de Mariana (MG), o dinheiro que prometeram para o povo, você não tem dono”, afirmou Lula.
“Uma tal de corporate que não tem dono, monte de gente com 2%, um monte de gente com 3%. É que nem cachorro de muito dono, morre de fome, morre de sede, porque todo mundo pensa que colocou água, todo mundo pensa que deu comida, e ninguém colocou.”
Leia também: “Governo espanta-investidor”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 229 da Revista Oeste
A nomeação de Pimenta encerra um período de incerteza e especulações sobre a sucessão na empresa, durante o qual Lula tentou indicar Guido Mantega para o cargo. Em comunicado, a Vale destacou que a “escolha passou por um rigoroso processo de seleção, conforme o Estatuto Social da empresa e outras regulamentações aplicáveis”.
Além da Vale, Lula critica privatização da Petrobras
Durante o evento da Telebras, nesta terça, Lula também criticou tentativas passadas de privatizar a Petrobras e vender seus ativos.
“Quando há dificuldade de privatizá-la, eles começam a vender ativos separados e vão tentando desmontar o corpo”, disse Lula. “Eu vendo um braço, uma perna, uma orelha, vendo os dentes. Ou seja, quando você volta, você percebe que a empresa está totalmente desmontada e não cumprindo mais aquele seu papel.”
Leia também: “Próximo alvo do governo: o setor elétrico”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 228 da Revista Oeste
impressionante a quantidade de bobagem e mentira que sai da boca desse individuo, mente que nem sente.
Ainda bem q não tem dono!
Venderia para s China?
Cumprir seu papel. Qual? De cabide de empregos, não é.
A foto de ladrões!
Não tem dono e não é sua! Apesar de você o Brasil segue e um dia você será nada mais que uma amarga lembrança.