A avaliação é para que acabem questionamentos e dúvidas sobre as sistema de votos no Brasil
“Pelas provas que vou mostrar brevemente, eu fui eleito no primeiro turno, mas no meu entender teve fraude”, declarou o presidente Jair Bolsonaro na noite desta segunda-feira, 9, num evento em Miami, nos Estados Unidos.
Procuradores do Ministério Público Eleitoral reagiram à fala e avaliam pedir uma auditoria internacional no sistema de votação brasileiro, informa a Crusoé. A avaliação é para que acabem questionamentos e dúvidas sobre as urnas eletrônicas no Brasil.
Entenda a suspeita do presidente
Fechadas as urnas em 9 de outubro de 2018, que determinaram um segundo turno na corrida pelo Planalto, Jair Bolsonaro declarou suspeitar de fraude no processo. Na internet, afirmou que teria vencido o adversário Fernando Haddad (PT).
Em dezembro de 2019, já presidente da República, Bolsonaro afirmou numa entrevista que era necessária a implementação do voto impresso no Brasil, e explicou que origem de suas suspeita baseava-se em números da apuração realizada Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“O resultado naquele momento era de 49% para mim. Com a tendência, entrando Sudeste, era para a gente ganhar com 55%, 56%. Isso não aconteceu. Foram mantidos os 49%. Então é um grande indício de que poderiam estar mexendo no algoritmo”, completou Bolsonaro.