É o que avisa o presidente da Casa, Davi Alcolumbre
Após a Polícia Federal (PF) cumprir mandados de busca e apreensão no inquérito das fake news, o Senado se prepara para se movimentar nesse sentido. É o que avisa o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Ele destaca que um projeto de lei para combater a disseminação de notícias falsas será pautado na próxima semana.
Leia mais: “Decisão do ministro Alexandre de Moraes autoriza operação da PF no inquérito das fake news”
Segundo a Agência Brasil, a proposta a ser apreciada no Senado é a de número 2.630/2020. O projeto em questão institui, decerto, a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. O objetivo defendido é dessa forma criar ações que facilitem a transparências de aplicativos de mensagens — caso do WhatsApp, por exemplo — e de todas as redes sociais.
“Elas [fake news] contaminam a sociedade como um todo, ofendem qualquer cidadão”
Por meio de seu perfil no Twitter, Alcolumbre aproveitou para criticar, enfim, a proliferação de conteúdo falso. “As notícias falsas não minam apenas as instituições, os políticos ou as celebridades. Elas contaminam a sociedade como um todo, ofendem qualquer cidadão, distorcem qualquer fato e comprometem a liberdade de expressão, que é o princípio básico da democracia”, afirmou o presidente do Senado.
Apoio velado
Sem se posicionar explicitamente em relação à operação da Polícia Federal realizada com aval do STF, Alcolumbre deu a entender, contudo, que concordou com a atividade realizada hoje pela manhã. Apesar disso, Oeste ressaltou que, segundo juristas, o Supremo não teria o direito de fazer uma investigação criminal.
“Para combater essa avalanche de fake news, que agride cada cidadão brasileiro, todos os dias, o Senado Federal deve votar, na próxima terça-feira (2), o projeto (PL 2630/2020)”, acrescentou Alcolumbre. Ele ainda avaliou que os agentes que espalham notícias falsas “devem ser punidos com os rigores da lei”.
Veja as postagens de Davi Alcolumbre sobre fake news:
As notícias falsas não minam apenas as instituições, os políticos ou as celebridades. Elas contaminam a sociedade como um todo, ofendem qualquer cidadão, distorcem qualquer fato e comprometem a liberdade de expressão, que é o princípio básico da democracia.
— Davi Alcolumbre (@davialcolumbre) May 27, 2020
Para combater essa avalanche de fake news, que agride cada cidadão brasileiro, todos os dias,o @SenadoFederal deve votar,na próxima terça-feira (2), o projeto (PL 2630/2020,de autoria do @Sen_Alessandro) que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência
— Davi Alcolumbre (@davialcolumbre) May 27, 2020
O objetivo da proposta é fortalecer a democracia por meio do combate a informações falsas. Por isto, barrar as fake news é um serviço em prol da liberdade, da boa informação e da verdade. Aqueles que espalham fake news devem ser punidos com os rigores da lei.
— Davi Alcolumbre (@davialcolumbre) May 27, 2020
Batoré, experimenta mexer na liberdade de expressão nas redes sociais, que teu cavalo vai empinar, tu irás ao chão e ainda será pisoteado.
Vem jabuticaba por aí! Do Brasil para o mundo! Governos, empresários e população mundial, aprendam com a legislação matadora que o nosso Senado vai discutir e, quem sabe, aprovar! Aprendam com quem sabe! Não é à toa que somos que somos na fotografia mundial! Febeapá perde…
Numa DEMOCRACIA, podemos ter Partidos de DIREITA e de esquerda. Por que NÃO ? Ou o Chefão condenado que saiu do presídio não deixa ?
#STFVergonhaNacional
#CongressoVergonhaNacional
#MaiaCriminoso
#AlcolumbreCriminoso
#CidadaniaProMoro #CidadaniaContraOPovo
Amapá já elegeu Sarnei. Batoré é apenas um aprendiz.
E os pedidos de impeachment de ministros do STF? Nada na pauta né BATORÉ! Covardes!
#STFVergonhaNacional
Discordar, enxergar verdade dos fatos e despertar é crime.
PR…invoque o art. 142 da CF. A República já caiu.
#CongressoVergonhaNacional
Canalha!
Chamar o Batoré de CORRUPTO é Fake News?
Eu estou afirmando isso. Não sou nenhum robot. Davi Alcolumbre, VOCÊ É CORRUPTO. Me processe!
Como é que o povo amapaense elegeu uma figura dessa!
Égua!!! Num tinha outro, sumano!!!
Amapá já elegeu Sarnei. Batoré é apenas um aprendiz.