O deputado federal de partido de esquerda Amom Mandel (Cidadania-AM) deu voz de prisão a quatro policiais militares em uma abordagem do policiamento especializado da Polícia Militar do Amazonas, na zona leste de Manaus, na noite da última quinta-feira, 5.
Mandel alegou que a abordagem dos militares foi “truculenta”. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), a abordagem foi feita no âmbito de uma “operação contínua das forças de segurança para a redução de índices criminais no Estado”. A corregedoria-geral da SSP-AM acompanha a questão.
Um inquérito policial foi aberto para investigar a acusação. “O carro em que o deputado estava, dirigido pela namorada do parlamentar, trafegava com as luzes apagadas, janelas em insulfilme 100% e realizando a troca de faixa de forma desordenada, o que chamou atenção de uma viatura que patrulhava a área”, disse a SSP-AM em nota.
Deputado acha que sofreu represália por denúncia feita à Polícia Federal
A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas também disse que os PMs deram sinais luminosos e sonoros para que o deputado e a namorada parassem o carro, o que teria sido ignorado.
“Nesse momento o deputado desembarcou do carro e passou a questionar e reprovar a atuação dos agentes, alegando que não poderia ser abordado daquela forma”, disse a SSP.
Ainda de acordo com o órgão, Amom Mandel não teria aceitado “as justificativas apresentadas para a abordagem” e decidiu dar voz de prisão aos militares por “suposto abuso de autoridade”.
Revoltado com a abordagem, o parlamentar teria ligado para o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Vinicius Almeida, para questionar a abordagem dos policiais, segundo o portal Poder360.
“Nem mesmo a chegada do subcomandante-geral da Polícia Militar e do próprio secretário de Segurança amenizou a situação”, disse ainda a SSP na nota. “E, atendendo ao pedido do deputado, os envolvidos foram encaminhados a uma delegacia, onde foram ouvidos pela delegada de plantão, que não encontrou elementos para prender em flagrante os policiais.”
+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste
O deputado Mandel disse em nota oficial que deu voz de prisão aos policiais de abordagem “truculenta”. Ele disse que os PMs apontaram uma arma de fogo contra o rosto da namorada.
Mandel também disse que questionou os motivos para estarem apontando a arma para o rosto dela, ao que os policiais teriam respondido: “Assim é a abordagem”. O parlamentar negou que a namorada tenha trocado de faixa de modo desordenado.
O parlamentar acredita que a abordagem foi feita como uma represália por ele ter denunciado à Polícia Federal que membros do alto escalão da SSP estariam envolvidos com o crime organizado.
Deputado se posiciona
Em nota, a equipe de comunicação de Mandel afirma que ele nunca se declarou de esquerda, apesar de integrar os quadros de filiados do Cidadania. O estafe do parlamentar ainda cita que a legenda adotou o nome de PPS, mas não cita, que antes disso, a nomenclatura era Partido Comunista.
“O deputado federal Amom Mandel nunca se declarou de esquerda, como descreve o título da matéria”, afirma a equipe do parlamentar, em nota encaminhada a Oeste. “Apesar de, em sua criação, o partido ser o antigo Partido Popular Socialista (PPS), hoje possui um alinhamento entre a centro-direita e a centro-esquerda. O que compactua com a postura de Amom, que possui um posicionamento político de centro, ora votando matérias a favor da esquerda, ora se colocando contra, com a conhecida postura de independência política, sem se comprometer com linhas ideológicas. Além do mais, o partido faz parte de uma federação que, dentro do Congresso Nacional, possui posicionamentos de oposição ao governo em muitas votações.”
Além disso, a equipe de Mandel divulgou uma nota oficial sobre o caso.
“Todas as informações referentes à denúncia feita pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) à Polícia Federal, sobre o suposto envolvimento de membros da alta cúpula da Segurança Pública do Amazonas com organizações criminosas, foram divulgadas nesse sábado (06/01) à imprensa local. Junto a esse material estavam as informações sobre a consequente abordagem policial ocorrida na última quinta-feira, 4 de janeiro de 2024.
A denúncia à PF, que ocorreu no dia 13 de dezembro de 2023, foi mantida em sigilo por questões de segurança. Nas semanas seguintes, o deputado sofreu ameaças, insinuações e intimidações de diversas vertentes, além de ter sido alvo, junto com a sua companheira, de uma abordagem policial truculenta. Por esse motivo, Amom decidiu trazer a público o caso, como tentativa de se resguardar. Sendo assim, é falsa a afirmativa do secretário de Segurança Pública do Amazonas, Cel Marcos Vinícius, dita em coletiva, de que o deputado fez uma cortina de fumaça.
A abordagem policial truculenta foi relatada à Polícia Federal e foi apensada como parte da investigação anterior. Esse inquérito irá apurar tanto o envolvimento da alta cúpula da segurança pública com facções criminosas, quanto as intimidações contra o parlamentar. As medidas cabíveis foram tomadas e a investigação dos fatos será feita de acordo com os trâmites legais.”
Conteúdo atualizado em 10/1/2024, às 21h03, para alteração do título (com a supressão da definição “da esquerda”) e inclusão do posicionamento oficial do deputado federal Amom Mandel sobre o caso.
Provavelmente mais um caso de um comunistazinho caviar.
Tremendo mauricinho, filhonho de papai e notório esquerdista de merda e mente vazia….lamentável.
Ainda não abriram um processo de cassação contra esse filhinho da mamãe? O que estão esperando?
Vergonha, forma truculenta é a dele de tratar policiais honrados dessa forma….
Deputado arbitrario. Grande fdp
Pela arrogância, só pode ser de partido canhota.
MAIS UM DEPUTADO TRUCULENTO NO HEMISFÉRIO
MAIS UM DEPUTADO TRUCULENTO NO HEMISFÉRIO
Este é o tipo de cara que quando a corda apertar vai correndo pedir socorro para a polícia,daí tem que deixar se ferrar, hipócrita de aifone filhinho da mamãe.
Vagabundo! Canhotinha de apartamento. Olhem a cara de almofadinha deste bos…ta
Vai acabar em pizza, o deputado é do lado que ganha sempre.
O poste mijando no cachorro !!
AS URNAS DA FRAUDE SEM FOTO IMPRESSO E AUDITAVEL GERAM RESULTADOS QUE JAMAIS IREMOS ACREDITAR. Esse pensa que é um deus e esta acima da lei.
Problema é que vota nestas figuras que hoje já me questiono… será que é voto mesmo?
O crime compensa! Neste Pais
Tinha que ser da esquerda. Eles acham que estão acima do bem e do mal e que são seres divinos que tem que ser adorados pelos simples mortais. Como alguém vota num traste desses?
O tal aí quer criar secretaria da lacração na câmara que tem coautoria das deputadas Duda Salabert (PDT-MG), Tabata Amaral (PSB-SP), Camila Jara (PT-MS) e do deputado Pedro Campos (PSB-PE), É do cidadania que aqui em Manaus o vice governador apoiou o larápio nos bastidores ,a sua namorada é ativista que quis lacrar com a situação,vários posts com. “Fora Bolsonaro”.
Uns bons tabefes resolveria o caso..
Fim dos tempos, vem logo meteoro.
Esta cara de Gosma Esquerdista.
Pensei que fosse a namorada ao ver a foto.
É o próprio tentando ser homem…
Isso não é só o poste mijando no cachorro. É a saúva semeando a horta.
Esse lixinho reitera quem são aqueles que o escolheram.
O problema é que tem gente que vota em caras desse tipo. A ignorância reina no país e sujeitos assim tem um caminho fácil pra viverem da política aproveitando-se das mordomias pagas com o nosso dinheiro.
É capaz de um bostinha desses acabar governador do Amazonas…
Um moleque Nutella que não levou umas borrachadas do pai quando precisou e agora virou um garotinho mimado que pensa que é Robin Hood. Esse não vai longe.
Não interessa se é de esquerda ou direita. Se houve o uso da posição norte (arma alintada para o rosto da garota) por mero capricho, isso não pode ser aceito. Existe uma técnica, e a posição norte é o ato que prepara o tiro.
Isso é desacato. Ele que tinha de ir preso. Delinquente como todos de esquerda
Essa criança é deputado ? Fala sério. Dar voz de prisão a policiais. Se a moda pega estamos lascado. Engraçado que nem imaginava q ele tivesse… melhor calar sobre esses abusos . Td q vem da esquerda vem com totalitarismo . Um absurdo. Espero que isso nem seja levado em consideração pela PM.
Só no Brasil mesmo que um MOLEQUE como este faz uma presepada dessas, sai cantando de galo e as autoridades ainda lhes dão razão. Como parlamentar deveria dar exemplos de conduta moral e não de ABUSO DE PODER. Pelo jeito não teve a educação adequada em casa.
Não entendi! A foto é do “deputada(o)” ou da namorada (o). Jurava que era do PSOL. Mas,se não acharam maconha …
Parabéns. Perfeita tirada…
Kkkkk, tbm fiquei na dúvida . ????????
*O PORÃO*
Não, definitivamente não… não queríamos passar por isso, adiamos o quanto foi possível, até demais, mas quando soa o relógio sagrado do tempo das coisas, não há muito o que fazer. Chegou a hora da *faxina no porão*.
Descendo as escadas, ao se abrir a porta e deixar o primeiro raio de luz entrar, é assustador ver tanta poeira, teias de aranha, ratos e baratas fazendo a festa.
“Luz começando a invadir a sombra”: é exatamente este momento nacional que estamos vivendo. Analisando desta perspectiva constatamos que não teria o menor cabimento a reeleição do Bolsonaro. Também não faria sentido aplicar o Art. 136 ou 142 da CF, para evitar o desastre que a passos largos se aproxima.
Obedecendo à inexorável e perfeita cronologia do Universo e da Vida, teríamos sim que passar por tudo isso e um pouco mais. Precisaríamos descer ao porão da pátria amada, para que *TODOS* constatassem com seus próprios olhos a absoluta sujeira entranhada na turma que está, com afinco e rapidez, se esforçando para destruir a nossa nação.
É óbvio demais, mas todos, como São Tomé, precisaríamos *ver* (incapacidade, corrupção, conchavos, escárnio, censura e abuso) *para crer* que bandidos e criminosos não se regeneram com o passar do tempo, apenas ficam mais velhos… e mais nocivos.
Do ponto de vista de um processo de limpeza, tudo o que está ocorrendo de trágico está absolutamente correto. Provavelmente a imundície terá que ficar ainda mais visível e deverá produzir mais alergias, incômodos, doenças ou até óbitos.
*P.:* Quanto tempo levará essa bagunça?
*R.:* O tempo necessário para a maioria do povo entender que, de bandidos, só podemos esperar mentiras, crimes, roubos e assassinatos.
A visão do porão imundo e pestilento não poderia ficar restrita a alguns. Para evitar controvérsias, para atenuar a discórdia que tem separado familiares, amigos e irmãos, para que o povo possa alcançar a paz, seria imperioso acontecer o que está acontecendo, a sujeira precisaria ser esfregada na cara de *TODOS*.
Por ora, rendamos graças a *DEUS* que, no comando de todas as coisas, está proporcionando ao povo brasileiro a oportunidade abençoada de olhar a verdade nua e crua. É impossível começar uma faxina sem que primeiramente tenhamos a exata noção do que precisa ser limpo.
Desconheço a autoria.
“Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes”.
Segundo as legendas, dos 513 deputados que estão na Câmara, apenas 28 se elegeram com os próprios votos. Os demais se beneficiaram com os votos dos puxadores de seus partidos ou federações.