A Polícia Federal prendeu na noite de ontem, terça-feira 16, o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após o parlamentar ter divulgado um vídeo no qual proferia ataques e ofensas aos ministros da Corte.
Daniel Silveira é investigado nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos. Ele foi conduzido para a Superintendência da Polícia Federal no Rio.
Leia mais: “Ministério da Saúde compra mais 54 milhões de doses da CoronaVac”
Após a ordem de prisão, o deputado publicou uma mensagem nas redes sociais: “Aos esquerdistas que estão comemorando, relaxem, tenho imunidade material. Só vou dormir fora de casa e provar para o Brasil quem são os ministros dessa suprema corte. Ser ‘preso’ sob essas circunstâncias é motivo de orgulho”.
Em uma decisão de oito páginas, Moraes disse que a conduta do parlamentar se revela “gravíssima”, pois atenta contra o Estado democrático de Direito e suas instituições republicanas.
“Imprescindível, portanto, medidas enérgicas para impedir a perpetuação da atuação criminosa de parlamentar visando lesar ou expor a perigo de lesão a independência dos Poderes instituídos e o Estado Democrático de Direito”, escreveu Moraes na decisão.
Vídeo
Mais cedo, Silveira publicara um vídeo nas redes atacando os ministros do Supremo. A gravação foi divulgada após o ministro Edson Fachin classificar de “intolerável e inaceitável” qualquer forma de pressão sobre o Poder Judiciário.
A manifestação de Fachin se deu após a revelação de que um tuíte do general Eduardo Villas Bôas, feito em 2018 e interpretado como pressão para que o Supremo não favorecesse o ex-presidente Lula, teria sido planejado com o Alto-Comando das Forças Armadas.
No vídeo, Silveira afirma que os onze ministros do Supremo “não servem pra porra nenhuma pra esse país”, “não têm caráter, nem escrúpulo nem moral” e deveriam ser destituídos para a nomeação de “onze novos ministros”. A única exceção que é elogiada é o ministro Luiz Fux, de quem o deputado diz respeitar o conhecimento jurídico, mas mesmo o presidente da Corte é incluído nas críticas generalizadas aos integrantes do tribunal, chamados de “ignóbeis”.
Silveira também afirma na gravação que já imaginou o ministro Fachin “levando uma surra”, assim como “todos os integrantes dessa Corte aí”.
Com informações do Estadão Conteúdo
Está cristalino que esse modelo de funcionamento da Corte de Justica( nos merece o rótulo de Supremo) está fora das atuais necessidades do país. São escolhidos por políticos, agem como políticos, protegem os interesses de grupos e flertam desnecessariamente com o autoritarismo. Uma abertura de impeachment contra Alexandre de Moraes seria uma boa pra começar a rediscutir esses tais supremos poderes de uma Corte de Justiça. Aprendemos com impeachment de Dilma e Collor, aprendemos com a cassação de deputados e senadores e chegou a hora de aprendermos como é tirar um Juiz indicado e não concursado de suas atribuições. Uma ação dessas é o aperto que precisamos pra ajustar a máquina sem precisar mexer na constituição.
Particularmente acho que o deputado falou um monte de bobagens de forma bastante agressiva, mas que deve julga-los é a comissão de ética da Câmara. Foi deselegante e grosseiro, atitudes de militante e não de Deputado Federal eleito. Agravante maior é ter vindo do Rio, estado que não serve pra nada a não ser envergonhar o Brasil.
Art. 142 no STF já! Destituição e prisão daqueles biltres esquerdistas. Concordo com a fala do Deputado Daniel Silveira em número, gênero e grau. Já passou da hora de tirar aqueles biltres de lá. STF vergonha nacional!
Esta na hora de repensar o STF. Temos de alterar a constituição e tirar todo este poder, criado pelo próprio STF. Ele deveria ser . tão somente, o Guardião da nossa Constituição. E não faz isto, aliás acho que não leram a constituição, ou não estudaram. O STF, fica dando palpite em armas, vacina, mídias sociais, soltado presos por pandemia, proibindo a policia de subir o morro e tentando calar quem discorda dele. O Ministros do STF já demonstrou inabilidade para tratar de qualquer assunto. Nós não votamos nestes incompetentes. Único poder que não teve o nosso voto, é o poder que quer mandar no País. Os ministros fazem as próprias leis. STF não tem de fazer Leis, somente obedecer a constituição e as leis definidas pelo o povo através do congresso. Só isto. Congresso e Senado tem de dar um basta no STF. Devem, juntos impedirem , Alexandre, Lewandowski, Fachin, Gilmar, Barroso, Rosa e aquela Freira. Deus me livre desta turma. Não existe em pais algum, ministros de cortes tão ideológicos e despreparados. Lamentável. Congresso!!!! arriba, Senado!!!, atue. Façam a democracia funcionar para todos.
Uma coisa é certa. O Deputado disse exatamente o que estava entalado na garganta de muitos Brasileiros. Esse Parlamentar me representa.
A resposta aos criminosos do STF deve ser a “PEC da Bengala” e a abertura de múltiplos processos de impeachment no Senado Federal. A instituição do STF precisa ser salva dos criminosos que lá se encontram, colocados por outros criminosos. O Brasil está sofrendo um ataque desse grupo de gente ignóbil que não respeita lei e ordem constitucional!
O STF atual é a maior ameaça à nossa democracia em décadas.
Do braço do crime organizado que aparelhou por inteiro um dos nossos poderes, e pasmem, aquele que jamais foi eleito e composto de apenas 11 (onze) meliantes, é que os rumos do país são forçados à esquerda. Quer queiramos, o povo, ou não.
Nesse caso específico das prisões arbitrárias por seus meliantes sem inquéritos, e/ou por apenas pessoas que são de esquerda exporem suas ideias (expressarem suas opiniões), o que são obrigados à fazê-lo por força de mandato, mais um ato arbitrário, contra nossa Constituição e num tapa na cara do povo, é produzido no STF, monocraticamente, e com a complacência de todos.
Aguardamos uma pertinente ação do Congresso!
Diversos desejam à morte de Bolsonaro, Pazuello, Salles, Weitraub, Damares, …, e até de todos os que não fazem parte da esquerda, com expressão no cenário nacional, ou não, e nada acontece nas cabeças dos desvairados, desajustados e meliantes Ministros do STF.
Essa Ditadura de despreparados limitados e inadequados com assento na Suprema Corte, apenas pela condição de serem militantes ativos de esquerda, já prejudicou demais o Brasil!
É hora do Congresso dar um basta nisso!
Também já faz horas do povo retornar às ruas!
Estou em consonância com cada palavra do deputado e acredito que a maior parte da população brasileira também! Não servem para absolutamente NADA, a exceção de destruir o país.