O Partido Progressistas (PP) irá apoiar o Partido Liberal (PL) na representação aberta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre possíveis falhas nas urnas eletrônicas no segundo turno das eleições deste ano.
“A princípio, o Progressistas deve apoiar o posicionamento do PL”, disse o deputado federal Neucimar Fraga (PP-ES), nesta terça-feira, 22. “O partido tem direito de questionar, e agora cabe ao TSE responder.”
O presidente Jair Bolsonaro (PL) entrou com uma representação pedindo que os votos de cinco modelos de urnas sejam invalidados. São estes os modelos: 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015. Os modelos em questão somam pouco mais de 350 mil equipamentos.
Relacionadas
A Coligação Pelo Bem do Brasil, de Bolsonaro, cita uma auditoria realizada pelo Instituto Voto Legal (IVL). “Foram constatadas evidências contundentes do mau funcionamento das urnas eletrônicas, através de eventos registrados nos arquivos logs de urna”, informou o grupo.
O documento mostra que “apenas as urnas eletrônicas modelo UE2020 geraram arquivos log com o número correto do respectivo código de identificação”. Esse modelo corresponde a quase 225 mil urnas, representando 40% do total.
Relacionadas
Em pronunciamento do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, o engenheiro Carlos Rocha, do IVL, explicou que o log da urna é parecido com um “diário” e que cada linha presente no log registra uma atividade de cada equipamento. O profissional participou da elaboração do relatório mencionado pelo PL.
“Em algumas urnas, apareciam números inválidos”, afirmou Rocha. “Constatamos que existem dois comportamentos diferentes nas urnas novas. Nelas, o código de identificação das urnas é correto, mas o das urnas antigas, de 2009 até 2015, encontramos um número inválido na quarta coluna do log.”
Esta comprovada a ineficiencia e violabilidade do sistema…perdeu Xandão!!!
Agora é ver quem vai amarrar o chocalho no pescoço do gato…
O maior crime contra uma democracia é a fraude eleitoral, um verdadeiro ato anti democrático.
Parabéns PP. Enquanto isso o PT vai “comendo” o PSDB cada vez mais.
Parabéns ,,, que outros saiam da covardia ou conivência com essas fraudes sistêmicas desse sistema eleitoral fraudador brasileiro.
É FRAUDE SIM!
No frigir dos ovos, só interessa a quem não termos eleições honestas que nos tragam as verdadeiras escolhas do cidadão eleitor?
NÃO EXISTE VERDADE POR DECRETO ,NÃO SOMOS A CORÉIA DO NORTE
Parabéns pela postura! Fraude mais do que comprovada.
A fraude está provada, se o TSE não fizer nada é hora de partir para a intervenção federal.
TSM assume o TSE e a abaca com a frescura do STF.
Tods essa celeuma teria sido evitada se tivesse sido aprovada a lei para a impressão do voto. Mas, o Barroso foi lá na Câmara dos Deputados fazer loby contra, atropelando as atribuições de outro poder da República. Todo esse caos tem origem no TSE, que insiste em dizer que “as urnas são auditáveis”, quando sabe-se que não são. A impressão do voto apaziguaria o País, pois só assim poder-se-ia contar os votos de forma incontestável.
A teimosia do TSE chegava ser insana!
A teimosia não é insana. Ela é cobiçosa, interesseira.
Não precisa de apoio político, é uma questão técnica que pode ter tido fraude!
Que vergonha estamos passando.
.??? Vergonha?!
O brioso conservadores brasileiros merecem uma homenagem,, 24 dias lutando massivamente nas ruas estradas e frente de batalhões
Jà os norte americanos engoliram a fraude grotesca nas suas eleições de 2 anos atrás