O deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil-SP) anunciou, nesta quinta-feira, 28, o lançamento de um portal voltado para o monitoramento dos gastos da primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, pagos pelo pagador de impostos.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Batizada de Janjômetro, a plataforma criada pelo parlamentar e coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) visa a ampliar a transparência sobre o uso de recursos públicos usados nas viagens da mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ideia surgiu por causa da falta de clareza sobre os custos das atividades de Janja
De acordo com Guto Zacarias, a ideia da plataforma surgiu depois de críticas relacionadas à falta de clareza sobre os custos relacionados às atividades de Janja.
“A primeira-dama insiste em se atribuir uma representatividade que não lhe foi conferida”, afirma o parlamentar. “Em inúmeros eventos oficiais, os brasileiros foram forçados a arcar com os custos, sem justificativa plausível ou qualificação técnica para tal papel.”
O deputado diz ainda que a transparência dos gastos de Janja é necessária. Além disso, os pagadores de impostos devem ter o conhecimento de como e por que “estão sendo compelidos a financiar essa representação ilegítima”.
Como funciona o Janjômetro?
Conforme Guto Zacarias, “o Janjômetro oferece informações coletadas de fontes públicas sobre gastos de Janja”. Esses recursos estão relacionados a eventos, viagens, deslocamentos e demais atividades.
Ele ainda ressaltou que, caso não consiga informações por meio de fontes oficiais, irá utilizar referências informais. A ação pretende, ainda, pressionar o governo federal por mais transparência.
Leia também: “Lula, o Júlio Verne tupiniquim”
Desde que Lula assumiu o terceiro mandato, Janja participa praticamente de todos os compromissos oficiais do governo. Ela compartilha fotos e vídeos dos passeios ao lado de Lula. Em fevereiro, por exemplo, a primeira-dama aproveitou o dia de San Valentin para visitar as pirâmides do Egito, a Esfinge e o Grande Museus Egípcio.