O deputado federal eleito Gustavo Gayer (PL-GO) denunciou ao Ministério Público Federal (MPF), nesta quarta-feira, 18, o presidente do Congresso e candidato à reeleição à presidência do Senado, Rodrigo Pacheco.
Segundo Gayer, Pacheco cometeu crime de improbidade administrativa ao “ceder” o advogado-geral do Senado ao senador Jorge Kajuru (Podemos-SP). Essa medida atenta contra o regimento interno da Casa, visto que o advogado do Senado não pode atuar em casos particulares.
Na segunda-feira 17, o senador disse à emissora Jovem Pan que vai votar, “por gratidão”, na recondução de Pacheco à presidência do Senado. De acordo com Kajuru, Pacheco pôs o advogado-geral da Casa à sua disposição para que consiga se defender de processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Quem não tem gratidão não tem caráter”, afirmou Kajuru, em entrevista à emissora paulista. “No meu momento mais difícil, de ministro bloqueando meu salário, fazendo multa milionária contra mim, me processando, quem me ajudou foi ele [Pacheco]. Ele colocou o advogado-geral do Senado à minha disposição, foi muito correto comigo, muito legal comigo. Não posso esquecer isso.”
Conforme a representação feita por Gayer, a declaração do senador é “grave” e configura “crime de improbidade administrativa”, já que não cabe ao advogado do Senado prestar assessoria pessoal aos parlamentares, “muito menos agir em ações particulares”.
“Ao advogado-geral compete planejar, supervisionar, coordenar e controlar a execução das atividades de competência da Advocacia do Senado Federal; prestar assessoria, no âmbito das competências da Advocacia do Senado Federal, às reuniões da Mesa e da Comissão Diretora, quando solicitado”, destaca um trecho do documento.
Com exclusividade a Oeste, Gayer disse que Pacheco usou de suas atribuições e da estrutura do Senado para conquistar apoio à sua reeleição. “O Brasil está vivendo um momento tenso, em que a eleição para o Senado está sendo vista como um terceiro turno para a Presidência da República”, observou o deputado eleito. “Afinal de contas, quem assumir a presidência da Casa poderá liberar completamente as pautas da esquerda ou bloqueá-las.”
O deputado eleito disse que a representação visa a impedir futuras práticas de improbidade administrativa no Senado. “Pacheco tem de responder judicialmente por ter praticado o crime de irresponsabilidade administrativa”, afirmou. “E espero que os senadores que hoje declaram apoio ao Pacheco percebam que reelegê-lo complicará ainda mais essa convulsão social em que o Brasil se encontra. Sua não reeleição é a única medida que poderá trazer um pouco de estabilidade ao Brasil.”
Pacheco traidor da pátria e de seus eleitores BURROS, esta no esquema corrupto do congresso – traidor
GRITAR É PERMITIDO. VAI DAR EM NADA.
A candidatura a reeleição desse Pacheco é tão Ilegítima quanto a descondenacao do bandido. Tudo nesse governo é Ilegítimo. Não há mais leis
O Kajuru é o político mais cascateiro que se tem notícia em terras tupiniquins, além de ser um tremendo mau caráter.
Kajuru, além de maluco e mau caráter, é burro. Pacheco poderia disponibilizar advogado de seu próprio escritório, não do Senado.
Esse Kajurú estava igual passarinho mudando pena, não piava pro gavião não ouvir
O tal kajuru é muito analfabeto politicamente, também se acovardou, se vendeu, cantava de garnizé contra alguns membros do stf depois se calou.
Romário é outro que se acovardou, ele é o relator da CPI do futebol, sentou em cima do processo, protegeu a CBF e seus cartolas e também a globo. Olha que teve 3 cartolas brasileiros presos no USA, pagaram milhões, porém aqui os corruptos do futebol não apareceram nem na mídia porca
Bem mal escrita a reportagem, nas se há algo que grassa na câmara e senado é falta de caráter.
O tal presidente do Senado, de nome Rodrigo Pacheco, além de deter em si mesmo COMPLETA INUTILIDADE em termos políticos, como “parlamentar”, isto é, no que diz respeito ao intocável interesse público e igualmente intocável interesse daqueles que o elegeram, também e visivelmente guarda grande semelhança com o personagem conhecido como BOB ESPONJA, tanto em termos físicos, quanto comportamentais. 🤷♂️
Esse Jorge Kajuru foi uma decepção para muitos dos seus eleitores, além do mais, as suas falas são incoerentes, ou seja, ele declara voto a um senador que protege os ministros que do qual, ele, Jorge Kajuru, está sendo vitima de abuso de poder.
Quanta burrice.
Ambos deveriam ser caçados. É muita cara de pau. Vergonhoso.