O deputado federal João Carlos Bacelar (PL-BA) gastou parte de sua cota parlamentar de maio no reembolso de uma diária de R$ 4.173,66 em um hotel de luxo no Rio de Janeiro. De acordo com o Portal da Transparência, ele se hospedou no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, na Avenida Atlântica.
A estadia ocorreu no dia 4 de maio, um sábado, e terminou no dia seguinte, quando não há atividades da Câmara em Brasília. A data coincidiu com o show da cantora Madonna na Praia de Copacabana.
Desconsiderando tributos, a nota fiscal revela que a diária custou R$ 3.613,55. O portal Bahia Notícias simulou reservas para junho e encontrou valores similares na “Suíte Family Ouro”, com 55 m², cama king size, sala separada, varanda e acesso ao lounge executivo do hotel.
O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana é o primeiro hotel na América do Sul com a bandeira de luxo da rede Accor. Em março deste ano, Bacelar teve seu nome envolvido em outro caso de uso da cota parlamentar para abastecimento de embarcações.
Mesmo sendo do PL, deputado que pediu reembolso vota a favor de propostas de Lula
Em 2023, João Carlos Bacelar desobedeceu às orientações do PL e seguiu os votos do governo Lula em seis propostas. Ele está no partido desde antes da entrada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em novembro de 2021.
Além disso, Bacelar foi aliado do ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa. Em maio de 2023, segundo o jornal Folha de S.Paulo, ele indicou ocupante a um cargo de chefia na Superintendência do Patrimônio da União na Bahia, que é gerenciada pelo governo federal.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Ladrao antigo