Parlamentares da oposição cobraram, nesta quinta-feira, 18, a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar eventuais “abusos de autoridade” do Supremo Tribunal Federal (STF).
Um dos pedidos de abertura de CPI foi protocolado pelo deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), na Câmara dos Deputados, em novembro de 2023. Houve o apoio de 171 assinaturas.
Deputados voltaram a cobrar pela instalação da comissão, nesta quinta-feira, depois da operação da Polícia Federal (PF) contra o líder da oposição na Câmara, deputado Carlos Jordy (PL-RJ).
+ Leia mais notícias de Política na Revista Oeste
Por meio de uma publicação no Twitter/X, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) afirmou que a Justiça “ordena buscas e apreensões em casas de pessoas honestas, pelo fato de serem oposicionistas a esse desgoverno e solta ou deixa de prender traficantes, corruptos e outros criminosos de toda ordem, ao arrepio da lei, incitando a violência, estimulando a impunidade e causando tanta insegurança jurídica”.
A parlamentar também pressionou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre os pedidos de impeachment de ministros do STF.
A Justiça no Brasil tem lado, não usa vendas e o fiel da sua balança está em flagrante desequilíbrio.
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) January 18, 2024
O Senado, por meio de seu Presidente @rodrigopacheco se omite e causa dano irreparável ao País, quando deixa de apreciar e pautar pedidos de impeachment que versam sobre o…
Van Hattem também usou a rede social para expressar sua indignação sobre o ocorrido. Para o deputado, “a Câmara e o Congresso já estão de joelhos diante do consórcio Lula-STF”.
“Trata-se de mais um ataque à democracia e ao Estado de Direito”, resumiu o parlamentar. “O Congresso Nacional já está de joelhos diante do consórcio Lula-STF. Terá de tomar enérgicas atitudes contra mais esse abuso de autoridade, com clara intenção intimidatória e de natureza persecutória. É um atentado contra o Parlamento.”
A operação de hoje da Polícia Federal a mando de Alexandre de Moraes não foi contra o deputado federal Carlos Jordy: foi contra toda a oposição da qual ele é o líder e é mais uma ataque à democracia e ao Estado de Direito.
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) January 18, 2024
A Câmara e o Congresso, já de joelhos diante do…
Os próximos passos para a instauração da CPI contra o STF
De autoria do deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), a CPI do Abuso de Autoridade reuniu 171 assinaturas para sua aprovação, principalmente da oposição. Mas alguns parlamentares da base do governo Lula também votaram a favor, como, por exemplo, do União Brasil.
O pedido de CPI precisa ser lido em plenário, para que a comissão possa ser instalada.
Busca e apreensão contra Carlos Jordy
Carlos Jordy, deputado federal e líder da oposição na Câmara dos Deputados, foi alvo de buscas e apreensão da Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira.
Agentes da PF foram à Câmara e à residência do parlamentar, para cumprir mandados expedidos pelo STF, no âmbito da 24ª fase da Operação Lesa Pátria. A ação pretende apurar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram os protestos do 8 de janeiro.
Leia também: “Senadores criticam operação da PF contra Carlos Jordy”
E aí Senadores . Vão logo logo em seus gabinetes.
Essas manifestações contra o stf já ficou um saco, um monte de ratos com medo da ratoeira ..
Enquanto durar a parceria Lula-STF e nenhum deputado de esquerda for enquadrado pelo judiciário, as coisas vão permanecer do jeito que estão.
Já passou da hora do Congresso reagir a ditadura da toga.
Deputados e Senadores honrem os votos recebidos o STF quer calar todos q não apoiam esse governo de bandidos