publicidade
Política

Congresso analisa vetos presidenciais de Lula

Entre os temas estão a saída temporária de presos para visitar familiares e as emendas de comissões no Orçamento de 2024

rodrigo-pacheco
O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), busca acordo com parlamentares sobre quais vetos serão apreciados nesta quinta-feira | Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Congresso Nacional deve começar, nesta quinta-feira, 9, a análise dos vetos presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). São 32 pendências, sendo que 28 trancam a pauta. Entre os temas estão a saída temporária de presos para visitar familiares e as emendas de comissões no Orçamento de 2024. 

Em 16 abril, o governo conseguiu adiar a análise dos vetos presidenciais por temer a derrota. O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou o segundo adiamento em 24 de abril, depois do consenso entre os líderes de bancadas. 

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Embora Pacheco tenha dito no último adiamento que não seria possível suspender a sessão novamente, levantou-se a possibilidade nesta quinta-feira. Já houve, inclusive, o adiamento de alguns vetos presidenciais: Lei Geral do Esporte, Regularização Fundiária e gratuidade de bagagens em voos. 

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), sugeriu que fossem votado os vetos que tiveram acordos fechados e os projetos relacionados ao auxílio às cidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul (RS). 

Randolfe Rodrigues se encontrou com Fernando Haddad e Rodrigo Pacheco | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado - governo lula - saidinhas
O líder Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) vem sendo cobrado pela falta de acordos a favor do governo nas votações dos vetos presidenciais no Congresso Nacional | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Congresso não tem consenso quanto aos vetos presidenciais

Ainda não houve consenso entre os parlamentares quanto à apreciação ou não dos vetos das “saidinhas” dos presos e da lei de segurança nacional. O governo quer retirar a primeira pauta por falta de acordo. A oposição quer adiar a segunda pelo mesmo motivo.

Diante do impasse, o presidente do Congresso Nacional sugeriu que os dois temas sejam votados nesta quinta-feira, mesmo sem acordo. Ou, então, que se adiassem as duas pautas por mais uma semana. 

Deve-se manter para votação a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que trata de um cronograma para o pagamento de emendas parlamentares obrigatórias pelo governo federal.

1 comentário
  1. Carlos Pommer
    Carlos Pommer

    É muito idiota essa coisa de gratuidade de bagagem. No máximo quem não leva bagagem vai pagar mais para garantir a “gratuidade” para quem leva.
    O QI do brasileiro continua dos menores no mundo.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade