De agosto do ano passado para março de 2024, a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva saltou mais de oito pontos porcentuais. Os dados partem do instituto Paraná Pesquisas.
No levantamento de agosto de 2023 em relação à avaliação da administração do petista, a opção “desaprova” foi dita por 40,1% dos entrevistados. Na ocasião, a gestão tinha a aprovação de 54,3%. Não souberam ou não responderam foram 5,1%.
Em janeiro, outro levantamento do Paraná Pesquisas já apresentava números mais negativos para Lula. No começo do ano, a aprovação seguia com maior porcentual, mas já havia caído para 48%. A desaprovação, por outro lado, tinha subido mais de sete pontos porcentuais, indo para 47,8%. Entre os respondentes, 4,1% não souberam ou preferiram não opinar.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Já no levantamento divulgado nesta quinta-feira, 28, a desaprovação ao governo Lula avançou mais, chegando a 48,8%. A aprovação, contudo, recuou e foi para 46,6%. Ou seja, numericamente, o “desaprova” ultrapassou o “aprova”. Não sabem ou não opinaram representaram 4,6%.
Dessa forma, o Paraná Pesquisas constata que no decorrer dos últimos sete meses — de agosto a março —, a desaprovação ao governo Lula cresceu 8,7 pontos porcentuais. Entretanto, a aprovação fez o caminho inverso: caiu 6,3 pontos porcentuais.
Dados da pesquisa sobre o governo Lula
Para apresentar a percepção do povo brasileiro em relação ao governo Lula, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 2.024 pessoas, em 162 municípios espalhados por todas as 27 unidades da Federação. As entrevistas da edição deste mês ocorreram, a saber, de 22 a 27 de março. De acordo com os organizadores, a margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais. O nível de confiança, por fim, é de 95%.
Leia mais:
Além da avaliação da gestão petista, o Paraná Pesquisa se propôs, no mesmo levantamento, a entender o cenário atual para a disputa pela Presidência da República, que se dará em 2026. No confronto contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula aparece atrás nos dois cenários apresentados.
Leia mais: “O naufrágio de Lula”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 209 da Revista Oeste
O governo derrete, uma quadrilha desqualificada, cada ministro pior que o outro, um desastre total.
O Presidente da República com suas viagens de turismo envergonha o país, cínico, mentiroso, declarações de um boçal, o que comprova o seu semianalfabetismo.
Vai afundar sozinho levando a corja de seu desgoverno com ele.
O cidadão cumpridor da lei, através do seu trabalho, serve a si mesmo e aos seus semelhantes e, assim, integra-se pacificamente na ordem social. O ladrão, por outro lado, não tem a intenção de trabalhar honestamente, mas de se apropriar pela força dos frutos do trabalho alheio e o povo já percebeu que o Luladrão é de fato um ladrão.