A semana começa com notícias negativas para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Levantamento do Paraná Pesquisas mostra que a desaprovação da gestão petista cresceu em Porto Velho. O instituto divulgou os dados na manhã desta segunda-feira, 15.
O índice de desaprovação do governo Lula na capital de Rondônia foi de 60,6%, em abril de 2023, para 62,5%, conforme o levantamento deste mês. Ou seja, avanço de 2,9 pontos porcentuais no intervalo de um ano e três meses.
Já a aprovação de Lula seguiu caminho inverso na cidade. Caiu de 34,6% para 33,7%. Além disso, no comparativo entre os dois levantamentos, a parcela de quem não sabe ou não respondeu foi de 4,8% para 3,8%.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na pesquisa desta segunda-feira, o Paraná Pesquisas fez a seguinte pergunta aos entrevistados de Porto Velho: “A administração do Presidente Lula está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?”. A essa indagação, as porcentagens de respostas foram as seguintes:
- Péssima — 41,8%;
- Regular — 19,9%;
- Boa — 16,5%;
- Ruim — 13,5%;
- Ótima — 6,3%; e
- Não sabe/não opinou — 2%.
A parcela de quem considera o governo Lula péssimo em Porto Velho diminuiu de abril de 2023 para julho de 2024. Antes, a saber, o indicador estava em 46,2%. Mesmo assim, segue como a resposta mais popular. Mas a parcela de ótimo também caiu — estava em 11,5% no levantamento anterior.
Dados da pesquisa sobre desaprovação do governo Lula em Porto Velho
O Paraná Pesquisas registrou o levantamento que mostra avanço da desaprovação do governo Lula na capital de Rondônia no Tribunal Superior Eleitoral. O número de registro é RO-00851/2024. De acordo com a equipe do instituto, 710 pessoas foram entrevistadas em Porto Velho, de 12 a 14 de julho. Além disso, a margem de erro é de 3,8 pontos porcentuais para os resultados gerais. Por fim, o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Leia mais:
A equipe do Paraná Pesquisas também mapeou as intenções de voto para a Prefeitura de Porto Velho. A ex-deputada federal Mariana Carvalho (União Brasil) surge na liderança nesse sentido. Ela registrou mais de 40% em dois diferentes cenários.
Leia também: “Conto do vigário”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 225 da Revista Oeste
Como tem ignorante nesse Brasil! Confiam no chefe do petrolão e do mensalão. Imagino se rezam e pedem para Deus salvar o país…
É bem cabível correção já no início da reportagem:
A semana começa com notícias negativas para o governo do presidente….
O correto é, assim entendo: A semana começa com fatos reiterando a realidade negativa para o governo do presidente…..