publicidade
Política

Empresário suspeito de vazar dados do STF pede afastamento de Moraes

Defesa de Marcelo Conde afirma que a mulher do ministro figura entre as vítimas do acesso ilegal a dados fiscais e questiona a imparcialidade do relator

Alexandre de Moraes em Sessão da Primeira Turma do STF (16/06/2026) | Foto: Luiz Silveira/STF

Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você

A defesa do empresário Marcelo Conde pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o afastamento do ministro Alexandre de Moraes da relatoria de uma investigação sobre acesso ilegal a dados fiscais, alegando que a presença de sua mulher, Viviane Barci de Moraes, entre as pessoas afetadas compromete a imparcialidade do magistrado. Conde é investigado pela Polícia Federal por supostamente adquirir informações sigilosas da Receita Federal, incluindo dados da esposa de Moraes, e nega as acusações.

A defesa do empresário Marcelo Conde solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o afastamento do ministro Alexandre de Moraes da relatoria da investigação que apura o acesso ilegal a dados fiscais de autoridades e familiares.

Os advogados argumentam que o magistrado não pode conduzir o caso porque sua mulher, a advogada Viviane Barci de Moraes, aparece entre as pessoas que tiveram informações acessadas.

Receba nossas atualizações

Empresário Marcelo Conde, filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro Luiz Paulo Conde | Foto: Reprodução/Redes sociais

Segundo a petição, essa circunstância comprometeria a imparcialidade de Moraes para decidir sobre o processo.

Defesa contesta atuação de Moraes

A Polícia Federal (PF) investiga Marcelo Conde sob suspeita de adquirir informações sigilosas da Receita Federal. Entre os dados que ele teria obtido de forma irregular estão os da mulher de Alexandre de Moraes. O empresário nega as acusações.

Leia também: “Bolsonaro pede a Moraes para reconsiderar decisão sobre visitas de Flávio

Foi o próprio ministro quem autorizou medidas da Operação Exfil e decretou a prisão preventiva de Conde, no início de abril. A investigação apura o acesso e o compartilhamento ilegal de dados fiscais de autoridades.

De acordo com a PF, o empresário teria comprado mais de mil registros fiscais. Depoimentos reunidos durante a apuração indicam que ele entregava listas de CPFs e pagava cerca de R$ 4,5 mil em dinheiro para obter as informações.

A primeira fase da Operação Exfil ocorreu em 17 de fevereiro. O caso tramita no âmbito do inquérito das fake news.

A defesa afirma que as autoridades não podem mais considerar Conde foragido, porque ele se apresentou às autoridades da Espanha, onde permanece. Os advogados também sustentam que Moraes conduz uma “ação judicial truculenta” contra o empresário.

Pelas regras do Regimento Interno do STF, as partes envolvidas no processo devem encaminhar os pedidos de impedimento à Presidência da Corte. Se a solicitação superar a análise inicial de admissibilidade, a Corte ouve o ministro e o plenário julga o caso.

O regimento também permite que um ministro se declare impedido ou suspeito. Isso ocorreu, por exemplo, com Dias Toffoli na ação relacionada ao Banco Master.

+ Entenda mais sobre Política no guia da Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade