A rejeição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou em São Paulo, maior cidade do país, com 11,4 milhões de habitantes. É o que indica levantamento do Paraná Pesquisas desta quarta-feira, 29.
De acordo com a pesquisa, 45,7% dos eleitores paulistanos desaprovam a atual gestão federal. Isso representa avanço de 2,1 pontos porcentuais na comparação com o material de março do mesmo instituto. Na ocasião, a desaprovação do governo Lula estava em 43,6% no município de São Paulo.
O levantamento desta quarta-feira reforça a tendência de crescimento da rejeição ao petista na capital paulista. O levantamento do Paraná Pesquisas de setembro de 2023 constatou que 37,4% dos paulistanos desaprovavam a administração do Executivo federal. Ou seja, crescimento de 8,3 pontos porcentuais no intervalo de oito meses.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A aprovação do governo Lula em São Paulo segue o caminho oposto. A saber, nos últimos cinco levantamentos do Paraná Pesquisas, tal indicador registrou os seguintes números:
- Setembro de 2023 — 59,8%;
- Dezembro de 2023 — 55,1%;
- Fevereiro de 2023 — 54,9%;
- Março de 2023 — 53,6%; e
- Maio de 2023 — 50,5%.
Além disso, 28,7% dos entrevistados do atual levantamento classificaram como péssima a gestão de Lula. Regular foi a resposta dada por 26,3% dos eleitores paulistanos consultados pelo Paraná Pesquisas. Já 22,3% avaliaram a administração dele como boa, enquanto ótima ficou com 12,8%. Ruim teve 7,5% do total de respostas. Por fim, 2,4% não souberam ou não responderam.
Boulos, aliado de Lula, lidera rejeição
O aumento da desaprovação não foi, contudo, a única notícia negativa para Lula presente no levantamento do Paraná Pesquisas. Isso porque o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) — que conta com apoio do presidente da República — é o pré-candidato com maior índice de rejeição entre os eleitores paulistanos. Conforme o instituto, 31,5% dos entrevistados disseram que jamais votariam no esquerdista para o cargo de prefeito de São Paulo.
Leia mais
O atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), lidera todos os cenários de intenção de votos formulados pelo Paraná Pesquisas. Ele deverá concorrer à reeleição com apoio formal do PL, partido que tem Jair Bolsonaro como presidente de honra.
Dados da pesquisa
O levantamento do Paraná Pesquisas que constatou o avanço da desaprovação do governo Lula na cidade de São Paulo tem margem de erro de 2,6 pontos porcentuais. Com nível de confiança de 95%, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral, com o número SP-05645/2024. Ao todo, 1,5 mil eleitores da capital paulista foram entrevistados, de 24 a 28 de maio.
Leia também: “Governo à deriva”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 214 da Revista Oeste
E mais: “O presidente do nada”, por J. R. Guzzo
Só 45,7%? Para mim é 100%. Não há nada a aprovar neste descalabro, que é o desgoverno Lulle.
Para um desgoverno que em mais de 500 dias atuação não conseguiu apresentar um único projeto viável ao país os índices de rejeição ainda continuam baixos.
Um governo sem Congresso e sem povo nunca chegará a nenhum lugar.
Já estão lambendo o chão que eles mesmos sujaram.
Um governo que deliberadamente pratica a injustiça, dissemina o ódio e persiste nela, acabará por se tornar motivo de chacota e será ostracizado no mundo civilizado.
Governo derrete, um quadro de ministros incompetentes e foco ditatorial. Quer calar o povo no Consórcio com os ativistas políticos do STF. FORA
eu acho que a pesquisa está errada, pode acrescentar + uns 30% neste número.
VAZA ESTORVO!! PARA DE PREJUDICAR O POVO E O PAÍS! VAI EMBORA PRA VENEZUELA OU CUBA OU QUALQUER RAIO QUE O PARTA!