O governo do Distrito Federal decidiu não aplicar 40 mil doses da vacina da Janssen contra a covid-19 que chegaram congeladas, abaixo da temperatura adequada, que é de 2°C. Segundo a Secretaria de Saúde do DF, o Ministério da Saúde foi acionado e a orientação do órgão federal foi deixar toda a carga em quarentena.
O ministério afirmou que na segunda-feira 5 vai solicitar análise da qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde para verificar a estabilidade dos imunobiológicos e garantir se é seguro aplicar essas vacinas. Os imunizantes ficarão armazenados e indisponíveis para uso no momento.
Leia mais: “Mortes relacionadas à covid-19 caem pelo segundo mês seguido”
A vacina da Janssen é a única que requer aplicação de apenas uma dose, o que significa que o lote agora em quarentena viabilizaria a imunização completa de 40 mil pessoas do Distrito Federal.
Se as picadinhas estão abaixo da temperatura mínima (ou recomendada), então não tem problema, ou tem? Palpite de leigo, ok? No meu humilde conhecimento criogênico, quanto mais congelado, melhor a conservação do produto esse raciocínio não se aplica a baixíssimas temperaturas (em poucos graus Kelvin) pois aí pode danificar ou até provocar queimaduras nos tecidos vivos. Ou estou errado? Tem algum especialista da Globo Lixo por aí?
Fique tranquilo! Nada de Globolixo na Revista Oeste!
Dissidentes podem ser avaliados para ingresso!
Aqui é o Top do Jornalismo (isso mesmo, com J)