-Publicidade-

Dilma diz não ao convite de Doria para ser imunizada

Ex-presidente agradeceu a oferta, mas afirmou que vai respeitar os grupos prioritários
Ato simbólico ocorreria na segunda-feira 25
Ato simbólico ocorreria na segunda-feira 25 | Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) disse não ao convite do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para ser vacinada contra a covid-19. Em nota, a petista afirmou que os grupos prioritários têm de ser imunizados primeiro. “Agradeço, mas diante das circunstâncias tenho o dever de recusar a oferta, por razões éticas e de justiça. O Plano Nacional de Vacinação deve ser respeitado e, se é certo que a vacinação já começou, não há montante de vacinas disponível para que eu, agora, seja beneficiada”, escreveu, na quinta-feira 21. O ato simbólico de vacinação da petista ocorreria na segunda-feira 25, em Porto Alegre (RS), onde ela reside. Contudo, Dilma garantiu que está com o “braço estendido” aguardando sua vez. Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária concedeu autorização para uso emergencial dos imunizantes experimentais da Universidade de Oxford e do laboratório Sinovac.

Leia a nota de Dilma

“Recebi o convite do governador de São Paulo para ser vacinada com a CoronaVac no dia 25 de janeiro, em Porto Alegre. Agradeço, mas diante das circunstâncias tenho o dever de recusar a oferta, por razões éticas e de justiça. O Plano Nacional de Vacinação deve ser respeitado e, se é certo que a vacinação já começou, não há montante de vacinas disponível para que eu, agora, seja beneficiada. É inaceitável ‘furar a fila’, que deve ser estritamente respeitada por todos os brasileiros.

Neste momento, considero imprescindível que sejam atendidos, de acordo com o Plano, primeiramente os trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente da luta contra a Covid19, além dos idosos que vivem em asilos e o grupo de idosos brasileiros mais expostos ao risco de adoecer gravemente ou morrer. Aguardarei pacientemente a minha vez e quero adiantar que já estou com o braço estendido para receber a CoronaVac.

Faço questão de prestar tributo à contribuição do SUS, do Butantan e da Fiocruz, que são tão importantes e estratégicos para a saúde pública no Brasil e para o desenvolvimento das vacinas. Denuncio todos aqueles que, ao longo dos últimos anos, tentaram destruí-los, seja por restrição de recursos orçamentários, seja por visão preconceituosa, como ficou claro na saída dos médicos cubanos, seja por defender propostas privatistas.

Enalteço o trabalho dedicado dos epidemiologistas, biólogos, infectologistas, pesquisadores e servidores do sistema SUS, em especial da Fiocruz e do Butantan, cuja qualidade é reconhecida internacionalmente. Estendo estas homenagens e agradecimentos a todos os que se dedicam a combater esta pandemia que, por desleixo e desuminadade (sic) do governo federal, já roubou a vida de mais de 210 mil pessoas e está matando brasileiros até mesmo por falta de oxigênio. Por fim, reconheço e saúdo a solidariedade e a atitude humanitária do governo chinês, que proporcionou a parceria entre o Estado São Paulo/Butantan e o laboratório Sinovac para a importação e a fabricação das vacinas em nosso país. É uma vitória da cooperação entre os povos e da ciência e uma derrota do negacionismo.”

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

9 comentários

  1. Por razões unicamente políticas, o calcinha apertada faz ofertas de “fura-filas” oficias, sabotando e desrespeitando o Plano Nacional de Vacinação. Isso significa, na realidade, que ele tem doses de vacina “no bolso”, disponíveis para uso a seu bel prazer e interesse político. Mais uma vez, utilizando-se do prestigioso Instituto Butantã.

  2. Esse doria é realmente m grandíssimo FDP! Qual a autoridade deste “boneco de bolo de noiva” em promover “fura fila” em quer que seja? Cadeia para quem fura e principalmente para quem, pretensiosamente ordena. Que falta faz um Presidente Castelo Branco!.

    1. Lincoln, boneco de bolo de noiva foi sensacional! hahahaha
      Peço permissão para utilizar o termo quando tiver que me referir a esse palhaço.
      Abracos!

  3. João Agripino, brinde-nos com um ato de grandeza, se você tem alguma: suicide-se diante das cameras em sua proxima coletiva. você merece partir por seu proprio esforço. lembraremos sempre de você mas sem saudade. Nos dê esse presente!

  4. O Sr governador conseguiu a proeza de ser colocado no seu devido lugar p sra. Dilma!KkK
    A sra.Dilma afirmar que saúda a atitude humanitária governo chinês e a coronavac no Brasil seria uma vitória entre os povos,é a cara de um partido sem credibilidade que se acostumou a pregar mentiras ,ainda o faz,creditando que a exemplo do passsado continuamos obscurecidos pelas falácias do PT!
    Até onde sabemos,e diga-se de passagem,não sabemos muito,essa “atitude humanitária chinesa”,custou uns bons milhões do dinheiro do contribuinte.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês