publicidade
Política

Em tom de tristeza, Dino chama de 'sequestro' críticas de países ao Judiciário brasileiro

As declarações do ministro ocorrem em meio a uma escalada de tensões entre os Estados Unidos e o STF

flávio dino
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal | Foto: Rosinei Coutinho/STF

Durante evento realizado em São Luís nesta terça-feira, 29, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), abordou um cenário inédito na diplomacia internacional, ao afirmar que nunca antes um país havia “sequestrado” outro com o objetivo de forçar decisões específicas no Judiciário alheio, sem citar diretamente os Estados Unidos.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Ao relembrar o contexto internacional dos anos 1990, Dino destacou que, naquela época, predominava a ideia de que o auge do constitucionalismo social havia sido atingido e que nenhuma nação cogitaria interferir no poder decisório de Cortes estrangeiras. “Agora, o sequestro de um país para impor que um Judiciário de outro país decida de tal e tal modo é a primeira vez no mundo”, afirmou o ministro durante discurso no 2º Encontro Nacional do Fontet.

As declarações de Dino ocorrem em meio a uma escalada de tensões entre os Estados Unidos e o STF

O magistrado ressaltou que o controle de constitucionalidade e a existência de convenções e tribunais internacionais, além do sistema ONU, reforçavam a autonomia dos países. Dino avaliou que a internet era considerada uma “praça democrática” que simbolizava o êxito do constitucionalismo moderno. Ele disse que nos anos 1990 “ninguém cogitava que isso [o ‘sequestro’] iria acontecer”.

As declarações de Dino ocorrem em meio a uma escalada de tensões entre os Estados Unidos e o STF. No início do mês, Donald Trump, presidente norte-americano, usou sua rede Truth Social para defender Jair Bolsonaro, ex-presidente, alegando perseguição política e criticando decisões judiciais brasileiras. Trump afirmou estar “assistindo à caça às bruxas contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores, muito de perto”.

Pressão e retaliações entre EUA e Brasil

Trump intensificou a pressão ao enviar uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e classificou as ações do STF como “caça às bruxas”, além de acusar a Corte de censura por decisões direcionadas a plataformas digitais dos Estados Unidos. Em retaliação, anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos do Brasil, medida prevista para entrar em vigor nesta sexta-feira, 1º.

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    Comunista juramentado não tem espelho em casa !
    O mundo inteiro já entendeu as mentiras de vocês!
    Deveria ir pra Venezuela , se encaixa bem lá.

  2. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    Não adianta que o mundo todo peça aos supremos ministros que ponham a mão em suas consciências e façam um mea culpa. No seu modo peculiar de verem as coisas, é mais fácil e cômodo para eles decidir que o mundo todo está errado. Ou, como diria a outra, somos 213 milhões de pequenos tiranos.

  3. Adail da Costa Leite Filho
    Adail da Costa Leite Filho

    Que tranquem esse sujeito em São Luís pelo resto de seus dias. Que o Maranhão tenha mais um pouco de seu filho e que deixe o resto do pais (incluindo a favela da Maré) em paz.

  4. Paulo Miranda
    Paulo Miranda

    Cale a boca, gordola! Esse rocbole do Inferno fez NADA pelo estado do Maranhão nos oito anos em que foi governador.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.