publicidade
Política

Dino repete piada sobre possíveis sanções dos EUA contra Moraes

Ele fez uma brincadeira ao citar cidades do Maranhão de nome igual ao de Estados norte-americanos

Os ministros do STF Flávio Dino e Alexandre de Moraes
Os ministros do STF Flávio Dino e Alexandre de Moraes participaram do seminário "A necessidade de regulamentar as redes sociais e o papel das plataformas na economia digital", em agosto | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) evitaram comentar publicamente a nova política dos EUA para proibir vistos de entrada para autoridades estrangeiras acusadas de atuar contra a liberdade de expressão. A medida, anunciada pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, pode atingir o ministro Alexandre de Moraes.

Antes da sessão plenária desta quarta-feira, 28, o ministro Flávio Dino disse que não comentaria o tema. “Eu não posso dar declarações. Eu sou um homem bloqueado para dar declarações. Quem fala é o presidente ou o decano”, afirmou. 

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Logo depois de dizer que não comentaria o assunto, Dino emendou um comentário sarcástico sobre a possibilidade de sanções contra Moraes. “Que sanções? Não tem nada. É só ir para Nova Iorque. Só que a do Maranhão. Ou Carolina.”

Ministro Flávio Dino em sessão da Primeira Turma do STF (18/3/2025) | Foto: Gustavo Moreno/STF

A piada é repetida. Em fevereiro, Dino já havia saído em defesa de Moraes diante de críticas feitas por políticos dos EUA. Ele fez a mesma sugestão ao colega uma visita ao Maranhão, Estado que governou entre 2015 e 2022.

Nas redes sociais, Dino também reforçou que os ministros do STF juram, ao tomar posse, defender a Constituição e os princípios de autodeterminação dos povos, não intervenção e igualdade entre os Estados, conforme o artigo 4º da Constituição Federal. 

Ele escreveu que Moraes continuará dando palestras no Brasil e no exterior. “E se quiser passar lindas férias, pode ir para Carolina, no Maranhão”, afirmou Dino, em referência aos Estados norte-americanos de mesmo nome. “Não vai sentir falta de outros lugares com o mesmo nome.”

Ministros do STF escolhem silêncio sobre ameaça de sanções a Moraes

Também nesta quarta-feira, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, se recusou a falar sobre a possibilidade de sanções contra Moraes. “Não aconteceu nada que eu precise comentar.” Os demais ministros também preferiam o silêncio.

O Departamento de Estado dos EUA, responsável pela diplomacia do governo Trump, anunciou nesta quarta-feira uma medida que restringe a entrada no país de estrangeiros considerados responsáveis por censura a cidadãos, empresas ou residentes americanos. As sanções podem se estender a familiares.

Embora o anúncio não cite nomes, opositores de Alexandre de Moraes interpretam que a medida pode atingir o ministro, além de integrantes da Polícia Federal e outros do Judiciário. 

2 comentários
  1. Sandro Schasiepen
    Sandro Schasiepen

    Fanfarrão. É só comparar as cidades de mesmo nome do Maranhão com as estadunidenses para se ter idéia da mediocridade deste ser.
    É um tapa na cara da miséria do povo brasileiro.

  2. Paulo Miranda
    Paulo Miranda

    Falou o gordola que só afundou o estado do Maranhão quando governador por dois mandatos.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.