A Associação de Mulheres Diplomatas do Brasil (AMDB) subiu o tom com o governo Lula. O grupo acusou o Itamaraty de desqualificar “reiteradamente a competência das mulheres diplomatas” ao “recusar-se a seguir a orientação” do Executivo “no sentido de conduzir mais mulheres à gestão do Estado”.
Para a AMDB, a “indignação” se mistura “à revolta e ao desânimo” diante da lista de nomes incluídos “nos mecanismos internos de promoção” do Itamaraty. De acordo com a AMDB, “em um total de 64 nomes, irrisórios 18,75% de mulheres”.
“A AMDB vem trazer a público essa insidiosa realidade das mulheres diplomatas na expectativa de que, fora das nebulosas reuniões da cúpula do Itamaraty em que a presença masculina segue sendo a norma, possam as mulheres diplomatas encontrar o apoio da sociedade brasileira, de outras instâncias de governo e do próprio presidente da República”, informou a associação, em nota.
A carta foi publicada quase três meses depois da demissão de Rita Serrano do cargo de presidente da Caixa. Lula rifou a economista para conseguir votos no Parlamento ao escolher um apadrinhado do centrão. No mês anterior à saída de Rita, o petista mandou embora a atleta Ana Moser também para obter ajuda no Congresso Nacional.
Apoio de mulheres diplomatas a Lula
Durante as eleições de 2022, a AMDB apoiou a candidatura de Lula à Presidência. Quando o governo se estabeleceu, contudo, a entidade passou a criticar o chanceler Mauro Vieira pelas escolhas majoritariamente masculinas para cargos de embaixadores. À época, a AMDB acusou Lula de estar agindo como o ex-presidente Jair Bolsonaro.
As diplomatas não foram as únicas. Meses antes, gays e negros atacaram Lula, por supostamente tê-los decepcionado.
Leia também: “Um governo misógino”, reportagem publicada na Edição 189 da Revista Oeste
Selo “Fazuéli que passa”.
Fico impressionado com todas estas pessoas que se iludiram ao votarem no Molusco.
Me estpanta que ete encantador de serpentes tenha enganado tantas pessoas ao mesmo tempo.
Isto prova um total falta de inteligência e percepção.. Não é ?
Faz o L! Ahahaha