A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) ingressou na Justiça com ações civis públicas em 26 Estados, mais o Distrito Federal, e nos 275 municípios em que tem associados. Os alvos: prefeitos e governadores. Conforme a entidade, os processos reivindicam reparação dos governos em razão dos lockdowns.
“O Estado impôs uma regra, o fechamento, e essa imposição trouxe perdas. Então, ele é responsável”, declarou Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, na quinta-feira 10, ao mencionar que o próximo passo será pôr em xeque a cobrança de impostos durante o confinamento.
Fechamento de comércios
O mais recente levantamento realizado em maio pela Abrasel estima que 40% dos restaurantes especializados em comida a quilo fecharam no país devido à crise econômica provocada pelas medidas restritivas. O Brasil tinha cerca de 200 mil estabelecimentos desse tipo antes da epidemia de coronavírus; hoje, tem 120 mil.
Em regiões com grande concentração de escritórios, o isolamento e o grande número de pessoas em home office reduziram o movimento nos estabelecimentos. Segundo a Abrasel, os restaurantes por quilo ou self-service, que tinham grande procura antes da crise, atualmente têm menos de 10% do movimento pré-pandemia.
Na capital paulista, 12 mil bares e restaurantes deixaram de existir desde que o coronavírus desembarcou no Brasil. Antes de as autoridades decretarem o “fique em casa”, o setor contabilizava 1,8 milhão de empregados. Agora, os registros mostram que 400 mil pessoas perderam seus postos de trabalho.
Leia também “Lockdown e toque de recolher são inconstitucionais, afirma desembargador”
Reivindicação mais do que justa. Para facilitar e ficar mais barato, façam uma ação coletiva.
As ações não vão propsperar. Vão cair nas mãos de juízes “lockdowners”.
Continuar pagando impostos com os negócios fechados é muito injusto!
Deveriam cobrar dos “gestores” irresponsáveis.
Queria que o Doriana fizesse um “corpo a corpo” para confirmar sua aprovação junto aos cidadãos, daria manchetes maiores do que o Macron!
FAZEM MUITO BEM!!! ATITUDE DIGNA DE APLAUSO!!! A MAIOR PROVA DE QUE LOCKDOWN É CONVERSA PARA BOI DORMIR, OU ENTÃO O CÉLEBRE “ME ENGANA QUE EU GOSTO,” É O FATO DE QUE DÓRIA, TAMBÉM CONHECIDO COMO CALÇA APERTADA, FOI FLAGRADO EM HOTEL DE LUXO, TOMANDO SOL À BEIRA DA PISCINA E SEM MÁSCARA E RODEADO POR PESSOAS TAMBÉM SEM MÁSCARA! ENQUANTO ISSO, DESEMPREGADOS SEM SABER COMO ALIMENTAR A FAMÍLIA, EMPRESAS FECHANDO POR DÍVIDAS QUE NÃO CONSEGUEM PAGAR E PESSOAS SENDO HUMILHADAS NAS RUAS POR NÃO PORTAREM MÁSCARAS OU POR QUEREREM TOMAR SOL!!!
O problema é que no final do dia quem pagará as indenizações será o contribuinte…
Agora os estados e municípios vão dizer que o culpado é Bolsonaro. Rsrsrs
Mais do que justo…