publicidade
Política

Edinho Silva, presidente do PT, chama Trump de maior líder fascista do século

A fala do político aconteceu durante a cerimônia de posse dele na presidência do Partido dos Trabalhadores

Edinho Silva e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Ricardo Stuckert/PR
Edinho Silva e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O início da gestão de Edinho Silva como presidente nacional do PT foi marcado por declarações contundentes contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O posicionamento do dirigente ocorre logo depois de Trump, na quinta-feira 1º, afirmar que está disposto a dialogar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o aumento de tarifas de 50%.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Durante a cerimônia de posse, neste domingo, 3, Edinho Silva classificou Trump como o principal símbolo do fascismo no século 21.

“Nós estamos enfrentando o maior líder fascista do século 21, que é Donald Trump. Ele é o representante do fascismo”, disse Edinho Silva. “Se alguém tem dúvida, é só nos olharmos o que ele faz com os imigrantes dos Estados Unidos. O que ele faz ao transformar El Salvador num campo de concentração do século 21. Tratando imigrantes de forma desumana, de forma violenta. Não é um discurso nacionalista, é um discurso que rasga os direitos humanos.”

Edinho Silva, presidente do PT | Foto: Ricardo Stuckert/PR
Edinho Silva, presidente do PT | Foto: Ricardo Stuckert/PR

A crítica de Edinho Silva retoma o discurso do próprio Lula

A crítica do novo presidente do PT retoma o discurso do próprio Lula, que em novembro de 2024, durante entrevista à emissora francesa TF1, apoiou a candidata democrata Kamala Harris nas eleições presidenciais dos EUA. Na ocasião, Lula avaliou os impactos do possível retorno de Trump.

“Agora temos o ódio destilado todo santo dia, as mentiras, não apenas nos EUA, na Europa, na América Latina, vários países do mundo”, declarou Lula à época. “É o fascismo e o nazismo voltando a funcionar com outra cara. Como sou amante da democracia, acho coisa mais sagrada que nós humanos conseguimos construir para bem governar o nosso país, obviamente estou torcendo para Kamala ganhar as eleições.”

Além de condenar a postura de Trump em relação aos direitos humanos e à imigração, Edinho Silva aproveitou para criticar o posicionamento do presidente norte-americano sobre questões ambientais.

“Se o Trump, que representa o fascismo, diz ao mundo que não há urgência climática e que o modelo de produção de riqueza que ele defende é o modelo de destruição da natureza, nós temos que dizer não a isso”, disse o presidente do PT. “A esquerda tem que dizer não a isso. Nós reconhecemos a emergência climática.”

Leia também: “Moraes na lista dos ditadores“, reportagem de Artur Piva publicada na Edição 280 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. Lauro Patzer
    Lauro Patzer

    O petismo na ausência de argumentos para contestar as crueldades de Moraes e da incompetência de Lula para resolver crises, opta atacar com palavrões.

  2. Aldo Oliveira da Silva
    Aldo Oliveira da Silva

    Quem é esta figura para falar de alguém, este não é o mesmo que chamou ou deu guarida para a fuga do lula ,com o intuito de um desculpa para nao esta em Brasília quando forjaram o golpe fake para prender os opositores. Quando um comunista pode falar sobre democracia .comunismo e democracia são pontos opostos.

  3. Herildo Monteiro Filho
    Herildo Monteiro Filho

    Continuem assim,Esquerdalha! Entregando Educação, Segurança e Saúde se primeiro mundo.!

  4. Marco Aurélio Oliveira De Farias
    Marco Aurélio Oliveira De Farias

    A esquerda deveria apresentar propostas, além de apenas querer gastar, gastar e gastar e aumentar impostos.
    Estão flertando com o caos.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.