Ensino Médio teve, em 2019, o maior salto desde 2005
O Brasil avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todas etapas de ensino, mas apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, cumpriu a meta de qualidade nacional estabelecida para 2019.
Os resultados foram divulgados nesta terça-feira, 15, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Medido a cada dois anos, o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira.
LEIA MAIS: Bolsonaro proíbe Renda Brasil e ameaça ‘cartão vermelho’ na equipe econômica
Etapas
- 1º ao 5º ano – o índice passou de 5,8 em 2017 para 5,9, em 2019, superando a meta nacional de 5,7 considerando tanto as escolas públicas quanto as particulares.
- 6º ao 9º ano – índice avançou de 4,7 para 4,9. No entanto, ficou abaixo da meta fixada para a etapa, 5,2.
- Ensino Médio – passou de 3,8 para 4,2, ficando também abaixo da meta, que era 5.
Ensino Médio
O ensino médio teve, em 2019, o maior salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) desde 2005. Apesar do avanço, no entanto, a etapa não alcançou a meta prevista para o ano.
O ensino médio é considerado historicamente como a fase escolar mais crítica da educação básica, pela alta taxa de abandono e pelo baixo nível de aprendizagem. Desde 2013, o ensino médio não atinge a meta do Ideb.
Embora tenha havido avanços em relação a 2017, o país não atinge a meta nessa etapa de ensino desde 2013.
Com informações da Agência Brasil
Esse era o objetivo do governo, fortalecer a base da educação, não o ensino superior. Se uma criança aprender a gostar d estudar, ela vai levar isso p sua vida, vai estudar sempre. Quando o foco é no ensino superior a base q é a formação d tudo fica esquecida. Veremos o resultado disso não agora, mas nas próximas gerações. Demora mas nossos filhos e netos vão nos agradecer.