Alvo de uma campanha pelo voto útil vinda de seus dois principais adversários, o candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, tem rechaçado aos apoiadores da campanha e parlamentares do PDT a possibilidade de desistir da disputa eleitoral deste ano. Esta é a quarta vez que o pedetista disputa a Presidência da República.
Nas últimas horas, o candidato garantiu a aliados que não irá ceder à pressão. A Oeste, apoiadores de Ciro afirmaram que o candidato tem usado a frase “desistir não está nos planos” para garantir a manutenção da disputa ao Planalto.
A orientação é para que os aliados façam o recado chegar nas bases eleitorais, especialmente nas cidades no interior do país, onde a direção do partido tem maior preocupação em relação à possível perda de votos nestes últimos dias de campanha. “O recado é: Ciro não desistiu e não vai desistir”, afirmou um aliado a Oeste.
Nos últimos dias, Ciro tem sido o principal alvo das campanhas de voto útil, especialmente do PT, de Luiz Inácio Lula da Silva e do PL, do presidente da República e candidato à reeleição Jair Bolsonaro. As campanhas de ambos os candidatos têm investido intensamente em propagandas junto aos eleitores para que votem em seus candidatos e não em Ciro.
Em sabatina realizada pelo jornal O Estado de S.Paulo, Ciro Gomes explicou porque a campanha pelo voto útil não faz sentido:
Além dos adversários, Ciro também tem sido alvo de lideranças políticas como o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso. Nesta quinta, o ex-presidente tucano pediu votos “pró-democracia” e elencou algumas promessas que Lula fez, caso ganhe a disputa, com termos que compõem os discursos de campanha do petista.
“Peço aos eleitores que votem em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e sexo”, escreveu FHC, sem citar nomes.
Líderes internacionais pedem desistência
Líderes internacionais também pressionam o candidato do PDT a uma eventual desistência. Nesta quarta-feira, 21, nomes como os ex-presidentes do Equador Rafael Correa e Amado Boudou, ex-presidentes do Equador e ex-vice-presidente da Argentina, respectivamente, por Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do Nobel da Paz em 1980, a senadora colombiana Piedad Córdoba, o cineasta colombiano Hernando Calvo Ospina publicaram uma carta aberta em que pedem que Ciro desista da candidatura em prol de uma eventual vitória de Lula, ainda no primeiro turno.
Em resposta, o candidato subiu ainda mais o tom contra os adversários nas redes sociais. “Quero restaurar a autoridade da presidência da República, que virou esconderijo de bandidos”, escreveu ele.
Cirão larga mão desses petistas home
O JORNAL O ESTADO DE S.PAULO NÃO USAVA FURGÕES E PICAPES ELÉTRICAS DA GURGEL?
OS PARCEIROS DE NARCOTRAFICANTES BOLIVARIANOS DO FORO DE SÃO PAULO QUE VÃO PARA O INFERNO.
ESSA MALDIÇÃO ANDINA PRECISA SER COMBATIDA COM FOGO.
Dos citados, não me parece que nenhum seja lider internacional! Mais devagar jornalista! Ou a Oeste lulou?
Se alguém tinha dúvida quanto a lisura dessas pesquisas eleitorais, essa pressão pela desistência do candidato Ciro remove por completo qualquer vestígio de indagação.
Como alguém que, segundo o DataFolha e o IPEC (ex-ibope), estaria, supostamente, com uma vantagem de quase 20 pontos percentuais poderia precisar tão urgentemente da transferência de votos de um candidato que não totaliza nem 10% nas pesquisas?
Essa conta não bate nem aqui nem fora do sistema solar.
Bingo!
O Lulalau está, como sempre, rodeado do que existe de pior como pessoas e políticos. O bem triunfará e o presidente Bolsonaro será reeleito para o bem do Brasil e do seu povo!
Fica a cada dia mais evidente e desesperador a preocupação de Lula com a iminente possibilidade de perder no 1° turno, mendigar a Ciro que desista em favor dele é uma prova irrefutável desta situação.
Por que o líder nas pesquisas precisaria de voto útil do suposto terceiro colocado ?
Tenho a impressão de que ex-presidiário está em terceiro lugar nas pesquisas reais.
Me parece mais um pedido de voto inútil, já que o Mito vão vencer no primeiro turno.
Mas o larápio ganha no primeiro turno com 300% das intenções, qual o medo desses vigaristas?