Um artigo do New York Times desta segunda-feira, 26, fez um retrato do desequilíbrio atual de Poderes no Brasil, apontando para a recente expansão de força do Supremo Tribunal Federal (STF) como uma potencial ameaça à democracia brasileira.
O jornal norte-americano apresenta o tema ao seu leitor com o título “Para defender a democracia, a Suprema Corte do Brasil está indo longe demais?”.
A reportagem usa a recente operação contra oito empresários apoiadores do governo para ilustrar a atuação da Suprema Corte brasileira acima de teóricos princípios democráticos. No caso em questão, a Polícia Federal agiu por determinação do ministro Alexandre de Moraes, com base em conteúdo de um grupo privado de mensagens.
“Foi uma demonstração crua de força judicial que coroou uma tendência em formação: a Suprema Corte do Brasil expandiu drasticamente seu poder para combater as posições antidemocráticas de Bolsonaro e seus apoiadores”, descreve a reportagem.
“No processo, de acordo com especialistas em Direito e governo, o tribunal tomou seu próprio rumo repressivo”, acrescentou o jornal.
A reportagem cita a preocupação de juristas a respeito de ilegalidades na atuação do STF, mas diz que o ativismo judicial de Moraes e seus colegas de Corte conta com apoio de “líderes políticos de esquerda e grande parte da imprensa”, contra “a ameaça singular representada por Bolsonaro”.
“Muitos juristas dizem que as demonstrações de força de Moraes, sob a bandeira de salvar a democracia, está ameaçando empurrar o país para uma queda antidemocrática”, argumenta o jornal.
Judge Alexandre de Moraes, a member of Brazil’s Supreme Court, has used the court’s power to counter the antidemocratic stances of President Jair Bolsonaro and his supporters. https://t.co/SWMlUvkFPt
— New York Times World (@nytimesworld) September 26, 2022
O artigo do New York Times se concentra no poder desmedido exercido por Alexandre de Moraes nos últimos anos, resumindo ao leitor do jornal casos como o da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).
“Em muitos casos, Moraes agiu unilateralmente, encorajado por novos poderes que o tribunal concedeu a si mesmo em 2019 que lhe permitem, de fato, atuar como investigador, promotor e juiz ao mesmo tempo em alguns casos”, descreve o jornal.
Para ilustrar o poder atual do STF ao leitor norte-americano, o jornal argumenta que a Suprema Corte dos EUA avalia “de 100 a 150 casos anualmente”, enquanto a Corte brasileira emitiu mais de 505 mil decisões nos últimos cinco anos.
A atuação do STF é um reflexo do chamado ativismo judicial que tem por base a inapetência para o debate no Congresso Nacional brasileiro, bem como a acomodação de políticos e do próprio povo ao deixar de discutir critica e democraticamente questões difíceis como aborto, homosexualidade, gênero, raça, sexo, religião e muitas outras, concedendo informalmente poderes ao judiciário para determinar por conta própria os caminhos a serem seguidos pela sociedade culminando em barbarismos como a equiparação ilegal e inconstitucional de homofobia a racismo sem que tenha sido editada uma lei, casamento entre homens ou entre mulheres ao arrepio do texto constitucional e assim por diante. Ou o brasileiro passa a se interessar pelo debate político de forma ampla e participativa ou o problema tende a agravar-se severamente.
Impossível continuar aceitando esse ditador, com seus desmandos vaia tornando a vida do cidadão e dos conservadores um verdadeira inferno e coerção e ditadura, igualando a governos como Cuba e Venezuela, onde se encontra as FFAA, PGR,PF, e todo o judiciário
Brasileira para conter a sanha destruidora da democracia desse demente.
Cadê os senadores que deveriam nos representar? Aqui de São Paulo tem um (Serra) que sabe que não se reelegeria, então é candidato à deputado federal (meu voto para êle foi voto anti pt, mas para deputado, tenho melhores opções).
O Congresso Nacional q representa o povo e é a base da democracia (…do, pelo e para o povo) deve ser pressionado pelo povo para estabelecer uma Corte Constitucional, com representantes honestos e conhecedores da legislação, principalmente aqueles que são reais Juizes trabalhando em Tribunais de fato, com experiência, competentes e conhecedores profundos da Constituição Federal(CF) e com real e ilibada reputação. Com a composição atual do STF, última instância do Judiciário, há somente dois juizes de carreira e os mandatos podem durar mais de 40 anos de mandato! Além disso, o povo tem q aceitar a forma tirânica e anticonstitucional de parte dessa composição desta Instituição, totalmente desastrosa para a democracia brasileira. É lamentável e cruel viver com esta insegurança jurídica e com tendencias ditatoriais. Atualmente, não temos absolutamente nenhum controle sobre os desmandos deste tribunal, os quais deveriam ser feitos pelo Senado Federal, cuja linha de frente é totalmente medrosa e ou covarde e ou falsa. Portanto saibamos em quem votar nas próximas eleições em 2/10/2022. De 2023 em diante o povo vai às ruas para revindicar seus direitos e obrigar a todos q julguem de acordo com o estabelecido pela CF e pelas leis, sem subterfugios imaginários e desconectados da jurisprudencia..
Temos a oportunidade unica de votar em senadores ficha limpa sem rabo preso com STF, alinhados com o Presidente Bolsonaro, para fazer impeachment de todo esse lixo togado que está atacando nossa constituição. A oportunidade é agora. Senadores tem que ser 222 ou algum alinhado com o presidente.
Aonde está a Sociedade Brasileira para cobrar/pressionar massivamente de maneira firme e responsável o presidente do senado e senadores para que cumpram o seu papel de destituir ministros do STF que desrespeitam a própria Constituição que juraram defender? Em lugar nenhum…É por isso que a esquerda e a máquina pública corrupta prevalecem por aqui – sabem que Conservadores/as ainda são gente desorganizada, que fica cada um no seu canto fazendo mimimi e não compõe um bloco sólido para lutar por suas causas… Olavo tinha razão.
esse tras te deveria estar preso há muito!
Meio tarde….
vamos trocar o senado!!!
Imaginem a quantidade de respostas no tweeter!
O cabeça de Roll On representa atualmente o maior perigo à Democracia!
Onde está o Senador Rodrigo Pacheco.
Somente ele que pode fazer alguma coisa.
que lamentável.
Obrigado,
Os próprios senadores não podem destituir o Pachecão? Se há lei que impeça, que mudem a lei. Isso é atividade legislativa.
Senadores do Brasil, 2023 será o ano da redenção ou implosão do Senado. Do jeito que está, não serve para nada, portanto não precisa existir.
Jornalzinho de merda, falando de um Ministro de merda!
New Yourk Times, outro jornal de pet shop.
O NYT é um jornal de ESQUERDA. A motivação dessa matéria é clara. Como eles acham que o Lula já está eleito, eles não querem que o STF atrapalhe o governo Lula como interferiu no governo Bolsonaro. Eles querem que o Lula tenha carta branca como presidente. A matéria cita especificamente que as possiveis interferências do STF no governo Lula podem “complicar” o combate á fome. Essa é a motivação dessa matéria do NYT.
Rodrigo seu comentário tem meu total apoio . Isso mesmo
. .
SE SAO INCONSTITUIONAIS, JA PASSOU DA HORA DO PR DESFAZER OS DESMANDOS DESTES FORAS DA LEI E VER O QUE ELES VAO FAZER. ESTA NA HORA DO POVO IR PARA A PORTA DOS QUARTEIS PARA PEDIR INTERVENCAO NESTE SUPREMO TRIBUNAL DA FRAUDE E NO SEU PUXADINHO O STE.
Porta de quartel pra que ? As FFAA abandonaram o povo, temos q ir nos mesmos
Estranhamente, depois de 4 anos de desmandos desse neonazi, o NYT agora, só agora percebeu o absurdo? Não posso acreditar que só agora, a uma semana das eleições esse jornaleco acordou. Talvez tenha acordado só agora porque acha que o ladrão vai ganhar e já estão preparando contra medidas caso o bandido venha a assumir. Seria um antídoto a decisões do nazifascista contra o vagabundo ladrão caso ganhe as eleições, o que acho difícil ou só com fraude descarada.
A próxima reportagem do NY TIMES tem que mostrar que o senado brasileiro é composto por corruptos e covardes que ficam de “4” para o STF principalmente o bananão do Rodrigo Pacheco.
Exatamente, é a motivação dessa matéria do NYT. Eles querem que o Lula tenha carta branca.
Março está próximo e vamos destituir o bananão do Pacheco e botar estes abutres para moer, sem pena.
Tem que renovar 50% do Senado e Congresso para o lado da direita, para termos um país mais justo e mais unido.
Na realidade o STF já está jogando fora da 4 linhas da constituição desde 2019.
Não há motivos para não haver intervenção no órgão, mesmo que seja pontual.
Enquanto isso no senado , o senhor Pacheco , fica se escondendo na moita…..
Alexandre Imoraes, “defendendo a democracia” ???? Começou mal a reportagem do NYT
pois é kkkkk, esse NYT é totalmente esquerdista
Capa da Revista veja: Alexandre de Moraes ” A Muralha”.
Capa das Revistas com credibilidade : Alexandre de Moraes: O Canalha.
Qual ameaça à democracia fez Bolsonaro? Esse pessoal está delirando.
A coisa está começando a feder para eles
Se por acaso ganharem a eleição e mandarem prender o atual presidente verão o que é bom para a tosse
Tudo isso porque o presidente do senado se acovardou.
Tem o rabo preso com eles, devido a escritorio de advocacia com causas de valor altissimo
Quando o Brasil acordar, já terá sido tarde demais. Assim morrem as democracias. No próximo domingo vamos pras eleições mais sujas nossa medíocre história.
Já vivemos sob um estado de exceção.
A pergunta que não quer calar é:- Vai ficar por isso mesmo Congresso Nacional de Amestrados? Covardes e corruptos em plena maioria. E o Senado nada faz… E o Lira se aconchega nas asas do morcgpatetapacheco.
Uma revista de esquerda falar a favor da Democracia e da Constituição e criticar o STF é porque o negócio tá muito… mas muito escancarado. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos.
Está passando dos limites. Já deu no NYT.
Falta agora uma reportagem sobre o ‘cagalhão’ Pachecão….vulgo bananão
“Para defender a democracia, a Suprema Corte do Brasil está indo longe demais?” NYT
Matéria vigarista e covarde.Está repleta de imprecisões e,implicitamente, passa pano pro STF.
Ele vai mandar prender o editor chefe do Times.
E Deus falou: ‘Eu sou justo. O Brasil será um dos poucos países que vai se sair bem da pandemia e das consequências da guerra na Ucrânia. Mas vocês vão ver os ministros do judiciário que eu vou colocar lá’.