O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma apresentação sobre transparência das eleições a embaixadores estrangeiros, nesta segunda-feira, 18, externando preocupação sobre segurança de urnas eletrônicas e apuração. O encontro aconteceu no Palácio do Alvorada, em Brasília.
Além das urnas, Bolsonaro também reiterou as críticas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela resistência ao diálogo com as Forças Armadas sobre a segurança do pleito deste ano.
Bolsonaro baseou sua apresentação aos embaixadores em um inquérito aberto pela Polícia Federal em 2018, com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a invasão de um hacker ao sistema do TSE.
Segundo o presidente, “hackers ficaram por oito meses dentro dos computadores do TSE”. Bolsonaro também rebateu a versão de que esteja preparando um golpe nas eleições de 2022.
“Tudo que vou falar aqui está documentado, nada da minha cabeça. O que mais quero por ocasião das eleições é a transparência. Queremos que o ganhador seja aquele que realmente seja votado”, afirmou.
Bolsonaro ainda comentou uma declaração recente de Luiz Edson Fachin, presidente do TSE, em que o ministro afirmou que as eleições “dizem respeito à população civil”.
“Por que nos convidaram? Achavam que iam dominar as Forças Armadas? Será que se esqueceram que sou o chefe supremo das Forças Armadas? Jamais as Forças Armadas participariam de uma farsa”, rebateu.
“Todas as sugestões apresentadas pelas Forças Armadas podem ser cumpridas até 2 de outubro (data do primeiro turno). E, se tiver qualquer despesa extra, o Poder Executivo arranja recursos para tal”, concluiu o presidente, nesta segunda-feira.
Ministros do governo, como Carlos França (Relações Exteriores), Ciro Nogueira (Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) também estiveram presentes no evento desta segunda-feira, em Brasília.
Mais de 70% dos ataques a sistemas acontecem dentro da própria instituição. Não através da internet. Esta é a principal vulnerabilidade. Este mortadela fica repetindo que as urnas não são conectadas à internet como se isto fosse importante para garantir a segurança. Não é! Agora: é fácil saber qual a razão para não aceitarem auditoria. E, finalmente: nunca houve provas de fraudes porque nunca foi possível auditar. Como comprovar o que não foi auditado?
A velha mídia e outros idiótas ainda não entenderam que, os questionamentos ao sistema atual de votação não tem relação nenhuma com o fato das urnas não estarem conectadas a internet. Isso é óbvio. O que foi apresentado pelo relator deputado Felipe Barros e apontado no inquérito da polícia federal, é que, respectivamente precisa-se de mais camadas de proteção, possibilidade de auditoria e foi demonstrado no inquérito que, a estrutura de funcionamento tem vulnerabilidades. Portanto, o problema não está relacionado a ataques externo e sim na estrutura interna.
No Brasil nada funciona!! Só às Urnas eletrônicas……kkkkk – vai vendo!!
…e foi ovacionado… Pelo silêncio!!!
Kkkkkkkkkkkkkk
Coitado do quase futuro ex-presidente.
Tá desesperado mesmo! Não sabe mais o que fazer (e algum dia soube???)
Kkkkkkkkkkkkkkkk
O senhor está de parabéns Presidente Bolsonaro, porque tem coragem de enfrentar todo o sistema corrupto formado pelo STF, TSE e etc que querem fraudar as eleições para que o esquema de corrupção no Poder Executivo volte com o presidiário Lula. Não permita que haja fraudes nas eleições e o senhor será reeleito.
Teu fiofo!
Teu fiofo, otário!
Esse pessoal que ataca o Presidente, não entende nada de TI, informática. A segurança dos computadores, servidores tem que ser levada a sério. A imprensa velha crítica. Uma vergonha o que eles fazem e ignorância do mundo da informática.
Sim. TI é algo altamente complexo. Computadores, urnas eletrônicas, sinais de trânsito, etc., podem ser violados por maus elementos. Isso é fato.
Vc pede recibo nas suas compras? E tem prova que a urna é segura? Voto auditavel e individual é a única maneira de provar que a urna é segura e a transparência beneficia a todos, nao importa um lado a ou b. Pq a resistencia?
Richato, tome aqui seu pão com mortadela e se recolha a sua insignificância !
O nosso presidente é inteligente e estrategista. Hoje expôs e desmascarou 3 ministros ativistas de esquerda que desrrespeitam a Constituição. É preciso confrontá-los com os fatos verdadeiros e não aceitar narrativas mentirosas. O presidente deve ter uma carta na manga, pois agora, eles virão mais explícitos ainda e eu acho ,que será, nesta hora ,o cheque-mate.
A imprensa velha e falida e a esquerda dizem q Bolsonaro estaria com tudo isso preparando um rol de desculpas para justificar sua derrota iminente nas eleições de Outubro. Até porque, a ciência q produz o DataFolha, grupo UOL e Folha, é muito mais confiável do q os olhos de todos enxergam nas inúmeras cidades q Bolsonaro visita carregando multidões. As cenas desse fim de semana em Fortaleza mostram bem a “fraqueza” popular dele. Segundo consta, aquilo seria somente 30% e os outros 70% estariam todos bem escondidos esperando a eleição para votar no ladrão. Talvez outra hipótese é q sim se preparam desculpas para justificar ações de correção antes das eleições e não depois. Hoje os embaixadores foram somente avisados das razões para q não se assustem com o q vier por aí.
Os únicos golpistas é uma ex-guerrilheira que queria pensão paga por nós, por aderir à luta armada voluntariamente, e toda a corja comunista, mr. bobo da corte. Seu vocabulário continua pobre, hein?
Respeita o Presidente. Lava sua boca, seu adorador de corrupto. O seu ídolo é um ex-presidiário que saqueou a nação brasileira. Sabe porque você tá irritado? É porque o Bolsonaro junto com as FFAA descobriu tudo. Agora não vai dar mais. Vai ser no primeiro turno.
Enquanto Bolsonaro conversava com embaixadores Alexandre de Moraes futuro presidente do TSE e que vai comandar as eleições proibia postagens contra o PT censurando parlamentares apoiadores do presidente por divulgarem segundo ele conteúdos com mensagens de ódio. É esse o jogo. Bolsonaro pode ter 80% de intenções de voto, mesmo assim, a decisão pode não estar nas urnas, mas na “apuração”. O presidente está certo em denunciar e desconfiar da lisura das eleições. O jogo é pesado.
Diga isso para o ex-presidiário, que cometeu crimes comprovadamente, não para o atual presidente. Vc. tem problemas em entender textos?
Aproveita que entra aqui, e tenta ler algo de útil e aprender alguma coisa sobre os comunas que vc. ama. Leia e beba da fonte, mr. adorador de vermelhos:
https://revistaoeste.com/politica/os-verdadeiros-promotores-de-discurso-de-odio-por-guzzo/
O fato de o TSE ter sido invadido por 8 meses e, requeridos os logs, ter informado que….foram apagados, não diz nada para vc?
É simplesmente inadmissível que a pessoa que vai comandar o processo eleitoral, que não tem nenhuma qualificação para isso a não ser o fato de ser amigo pessoal de um dos candidatos, manifeste-se pública e ostensivamente contra um dos concorrentes.
O processo eleitoral fica completamente desacreditado.
Fachim teria que renunciar e, em seu lugar, assumir o TSE uma pessoa imparcial.
Seria o mínimo de decência que se esperaria de uma pessoa normal.
É preciso estar atento as tais urnas eletrônicas. Já foi provado que elas não são confiáveis, por isso, os países desenvolvidos NÃO usam urnas eletrônicas.
Está tudo pronto para a volta ao poder da quadrilha petista.
Políticos condenados em decisões colegiadas de Segunda Instância, conforme a Lei Complementar n* 135 de 04/06/2010 são proibidos de se candidatarem por um determinado período. Somente com uma anistia, que é uma prerrogativa exclusiva do Presidente da Republica, poderão fazê-lo.
Bichard . Qual a prova q vc tem pra chamar de miliciano mortadela q fica de 4 e geme pro lulladrao ? Vai dar a b. Q e o q vcs petralhas esquerdistas gostam. Sua mae eu sei q gosta e tenho provas, babaca petralha.
E onde estão as provas pra você chamar ele de miliciano? Incapaz é o descondenado que deveria estar no inferno de onde veio!
Canalha.
Vamos esperar o próximo passo. A verdade vai prevalecer.
M
Faltou dizer quantos embaixadores estavam presentes e representando que países.
Exatamente!
JMB e FFAA, quero saber quem e quando vqi enquadrar o Alexandre de Morais. Esse cabra ja passou de TODOS os limites aceitaveis. Ja esgotou a paciencia.
Fechem o STF e prendam todos!!
Já passou muito do tolerável
tse da vergonha, bem como o stf. Dá ansia de ver esses 2 nomes
Só digo o seguinte, se o tse não aceitar as sugestões das FA’s, vamos perder as eleições na mão grande… Nada justificaria tirar o carniça da cadeia e torná-lo presidenciável, se não existisse um esquema montado para elegê-lo… Se nosso presidente continuar tentando algo na base da argumentação, não vai dar certo…