O presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira, 29, que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seja considerado suspeito para julgar a ação que o impediu de realizar lives no Palácio da Alvorada. A defesa do presidente alega que o gesto de “degola” do magistrado é comprometedor.
Na terça-feira 27, durante sessão do TSE que analisava o processo sobre Bolsonaro, Moraes fez um gesto de “degola”. O ato foi registrado depois do voto do ministro Carlos Horbach, que deu parecer favorável ao presidente da República. Na quarta-feira 28, o magistrado disse que estava brincando. “Foi uma brincadeira com um assessor meu, que estava na plateia e demorou para me passar uma informação”, justificou, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. “A ministra Maria Claúdia nem tinha começado a votar.”
No pedido ao TSE, protocolado nesta quinta-feira, Bolsonaro argumenta que o gesto demonstra “animosidade e interesse pessoal em desfavor do então representado, presidente Jair Bolsonaro”. Com isso, alega a defesa do chefe do Executivo, Moraes “afastou-se da impositiva imparcialidade judicial, consagrada como uma das bases da garantia do devido processo legal, sujeitando-se à presente arguição”.
A defesa do presidente argumenta que não houve um pronunciamento de Moraes para esclarecer o gesto, embora lembrem que veículos de comunicação noticiaram que o ministro se referia a um assessor. “Tal justificativa não se mostra crível pela ausência de demonstração de elementos objetivos de que o gesto não se relacionava com o julgamento, além de não configurar o posicionamento pessoal e oficial do excepto [Moraes]”, diz a defesa.
Michel Temer queria ser lembrado como o “presidente das reformas.” Fracassou fragorosamente.Passará para a posteridade como o presidente que nos legou Alexandre de Moraes.
Sou radicalmente contra o afastamento. Tem é que prender esse CANALHA.
A investida contra o Lex Lutor é necessaria para que saiba que estamos todos de olho. Mas considerando o sistema nosso totalmente corrupto, onde é que será entregue a pizza?
Esse cara é doente. Psicopatia em estado avançado.
Eu penso que, quando uma mão tem gangrena, é melhor cortá-la para não comprometer o resto do corpo..
O Bolsonaro e equipe estão de parabéns. Estão se posicionando muito bem diante dessas situações absurdas. Nas atuais circunstâncias é preciso seguir as regras do xadrez para dar o xeque-mate. E o ministro cada vez se enrola mais.
Se ele andasse de moto e pudesse participar de uma motoiciata com eu, com certeza seria um sujeito mais feliz.
Tá na cara que ele tá desconfortável com a missão que recebeu quando foi nomeado para o cargo.
Como já disse anteriormente, nem a Velhinha de Taubaté acredita na versão “brincadeira” do sinistro Lex Luthor!
Esse personagem está, visivelmente, muito aquém do cargo que lhe foi outorgado, fruto de favorecimentos espúrios, ao então, presidente em exercício, Michel Temer Lulia… Por outro lado, não nos custa observar atentamente os ‘olhos’ desse “praticante de Muay thai”, por ocasião dos seus pronunciamentos…
Uma vez advogado do PCC, sempre advogado do PCC.
Se eu fosse qualquer um desses outros juízes, iria pedir proteção policial 24 horas para mim e para minha família.
Nunca se sabe o que pode acontecer quando se trabalha ao lado de psicopatas que passam sinais de degola, sabe-se lá para quem, durante uma sessão gravada, o que demonstra frieza, falta de ética e total ausência de consciência pelos sentimentos dos colegas de trabalho.
Esse gesto mostra total falta de empatia para com o semelhante, uma característica óbvia de psicopatia grave.
Se os juristas de bem não se levantarem contra isso, a próxima vítima pode ser um advogado, ou procurador, ou mesmo uma parte em processo, cuja opinião desagrade.
Espero que a justiça tenha meios de retirar esse espinho colocado nessa função contra a vontade popular e livre as pessoas de bem de serem ameaçadas por palavras ou gestos de ministros do STF.