Os brasileiros que moram na Nova Zelândia começaram a votar às 8 horas deste sábado, 29 — 16h no horário de Brasília. As seções eleitorais fora do Brasil funcionam das 8h às 17h, conforme o fuso horário de cada país. Na Nova Zelândia, as urnas devem ser encerradas à 1h (horário de Brasília).
As quatro zonas do país ficam na capital, em Wellington. Trata-se das primeiras a abrir e a fechar — nas eleições brasileiras. Existem cerca de 2,9 mil eleitores inscritos e aptos a votar na Nova Zelândia. Todos aqueles que votam no exterior só podem eleger o cargo de presidente da República.
Ao todo, existem 697 mil brasileiros que votam fora do Brasil, portanto eles representam uma pequena parcela dos total de votos, uma vez que o total de eleitores aptos, no Brasil, é de 156, 4 milhões de pessoas.
O resultado oficial das votações no exterior será divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral, depois as 17h do domingo 30, quando, em tese, termina a votação no Brasil. Os boletins de urna mostram apenas a votação individual em cada candidato e os votos que eles receberam na seção específica, não em todo o país.
Após a Nova Zelândia, a Austrália é o próximo país a iniciar a votação. Em seguida, está o Japão (que possui mais de 76 mil brasileiros aptos a votar). Depois, estão os países do Oriente Médio, da Europa e África.
Os últimos locais a iniciarem a votação serão nas zonas eleitorais de Vancouver, no Canadá, e Los Angeles e São Francisco, nos EUA. Todas abrem às 12h de domingo (horário de Brasília).
Relacionadas