Os eleitores brasileiros que moram do outro lado do mundo já concluíram a votação do segundo turno das eleições brasileiras. Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Sul e Japão foram os primeiros países do exterior a encerrarem o pleito. Por causa do fuso horário, a votação começa e termina mais cedo na maior parte dos países.
Em Wellington, capital da Nova Zelândia, a votação foi concluída por volta de 1h deste domingo, no horário de Brasília. Já na Austrália, que há cinco locais de votação neste ano — Sydney, Camberra, Melbourne, Perth e Brisbane — as urnas foram fechadas às 3h, também pelo horário da capital federal.
Os resultados da votação no exterior são enviados ao Tribunal Superior Eleitoral e contabilizados apenas após o encerramento da votação no Brasil, às 17h deste domingo.
Apesar disso, fotos dos boletins de urna, compartilhadas nas redes sociais pelos eleitores no exterior, antecipam essa contagem de forma extraoficial.
Além da Oceania, a votação para o segundo turno da eleição brasileira acontece ainda em outros continentes e regiões do mundo. Segundo o TSE, quase 700 mil eleitores estão aptos a votar no exterior neste ano, um número 39% superior em relação a 2018.
A CORÉIA DO SUL FOI ALERTADA SOBRE QUEM ESTÁ NO SEU TERRITÓRIO E VOTANDO À FAVOR DE APOIADORES DA CORÉIA DO NORTE.