No pleito deste ano, cerca de 30 mil candidatos proporcionais vão disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas e na Câmara Distrital. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 13, pela Justiça Eleitoral. Do total de candidatos, mais de 10 mil concorrem a deputado federal, 15 mil a deputado estadual e 610 ao Parlamento distrital. Os números ainda podem ser alterados por eventuais substituições nas candidaturas.
A Câmara dos Deputados possui 513 vagas. A Região Sudeste possui a maioria das candidaturas ao Poder Legislativo (9,5 mil), seguida por Nordeste com (cerca de 7,3 mil), Sul (cerca de 3,8 mil) e Centro-Oeste (pouco mais de 3 mil). Os concorrentes que tentam a reeleição representam quase 1,3 mil candidaturas.
Cargos proporcionais de candidatos a deputado
Nem sempre os candidatos a deputado mais votados são os que ocupam uma vaga no Parlamento, pois eles são eleitos pelo sistema proporcional. Assim, os votos contabilizados são os de cada partido, federação ou coligação. Somente em uma eventual segunda etapa é que os votos de cada candidato são contabilizados.
Para saber quais deputados vão ser eleitos é necessário saber quais os partidos foram vitoriosos, e, depois, dentro de cada agremiação que conseguiu um determinado número mínimo de votos, visualizar quais foram os candidatos mais votados.
…retire salário e os trezentos benefícios e veremos quem é que se dispõe a candidatar-se a algo nesse país. O brasileiro quer um país sério? Então vamos iniciar por este “detalhe”…
30 mil sujeitos, certamente sem um mínimo qualificação e formação educacional e profissional para execerem mandatos eletivos, mandatos estes que numa maioria esmagadora serão usados para o ataque ao desenvolvimento do Brasil e o bem-estar do seu povo. O Brasil viveria muito bem sem essa horda de vagabundos que querem fazer da política profissão, quando deveriam fazê-lo por amor a seu país e dedicação a seu povo.
Boa colocação! Semi analfabetos ou analfabetos funcionais podem ser eleitos! Nossa legislação eleitoral é botocuda, sem lógica, sem ética, uma excrescência, fajuta, feita para impedir alternâncias!