Ex-ministro da Integração Nacional no primeiro governo de Lula (PT) (2003-2006), Ciro Gomes (PDT) cobrou o antigo aliado sobre a performance petista no poder. A interação aconteceu no primeiro bloco do debate da Rede Globo, na noite desta quinta-feira, 29.
Ao formular a sua pergunta, Ciro citou números econômicos combinados dos governos Lula e Dilma Rousseff, mas sem citar a ex-presidente.
“Como é que o senhor explica que, depois de 14 anos de governo do PT, os cinco brasileiros mais ricos acumulassem, como acumulam hoje ainda, o que possuem os cem milhões de brasileiros mais pobres? Números oficiais: o desemprego chegou perto de 12% ao fim desses 14 anos, explodiu o endividamento das famílias. É isso que o senhor deseja repetir se tiver a ventura de presidir novamente o Brasil?”, perguntou Ciro.
Lula retrucou citando um suposto nervosismo de Ciro Gomes e disse que nos governos do PT os mais pobres tiveram 80% de aumento real na sua renda e que 22 milhões de empregos foram criados. O candidato do PDT rebateu a versão do adversário petista.
“São números oficiais: o PT concentrou na mão de 85% das transações financeiras na mão de cinco bancos, impôs a maior taxa de juros do planeta, o que destruiu a economia popular, seis milhões de empresas estão no Serasa, e arrebentou o crédito das famílias. Quando acabou o período do PT, 63 milhões e 400 mil famílias estavam humilhadas no SPC (serviço de proteção ao crédito) e no Serasa”, reforçou.
Debate na Globo
Seguindo a lei eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.
O debate da Globo é dividido em quatro blocos. O primeiro e o terceiro terão temas livres. Já o segundo e o quarto vão contar com assuntos determinados. Ao final do último segmento, cada candidato vai ter tempo para fazer considerações finais.
O primeiro turno das eleições está marcado para o próximo domingo, 2 de outubro. Caso necessário, o segundo turno acontece no dia 30 do mesmo mês.
Mesmo que Lula perca de lavada, ainda preocupa que tenha seguidores depois da desgraça que foi seu governo. Ele tinha que estar preso para sempre.