A mobilização da campanha de Lula (PT) em nome do voto útil no primeiro turno inspirou reações críticas de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). Os dois candidatos à Presidência se manifestaram sobre a questão nesta quarta-feira, 14.
Nos últimos dias, tanto Lula como personalidades que apoiam o petista vieram a público para pressionar os eleitores de Ciro e Tebet. Na terça-feira 13, em reunião com comunicadores ligados à campanha, o ex-presidente pregou a ofensiva pelo voto útil, num esforço para unir forças contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).
“É preciso acreditarmos que é possível a gente vencer as eleições no primeiro turno. Tem gente que tem vergonha, ‘ah, não vamos falar em ganhar no primeiro turno porque parece soberba’. Mas, se tem candidato com 1% acreditando que vai ganhar, eu que tenho 46% tenho de acreditar que é possível, nesses próximos 20 dias, conquistar os votos que faltam”, afirmou.
Nesta quarta-feira, Simone Tebet se manifestou sobre a questão durante um ato de campanha em Recife.
“É um desrespeito à população brasileira, na eleição, talvez, a mais importante, a mais difícil. Desde a redemocratização, essa é uma eleição que pode, definitivamente, tirar o Brasil do mapa da fome, da pobreza, da miséria, a depender da escolha do eleitor. Nós queremos que o eleitor não vote pelo medo, mas pela esperança e pela certeza”, comentou a candidata do MDB.
Ciro Gomes, por sua vez, gravou um vídeo para as suas redes sociais exclusivamente para tratar do voto útil, sem citar Lula em sua argumentação.
“Só dois tipos de políticos fazem qualquer tipo de negócio para ganhar no primeiro turno: os autoritários e os covardes. Os autoritários porque querem o máximo de poder nas mãos. Os covardes porque temem debater a verdade. Ninguém desse tipo merece governar o Brasil”, afirmou.
#VerdadeiroVotoÚtil pic.twitter.com/uY3WM8kDao
— Ciro Gomes 12 (@cirogomes) September 14, 2022
Francisco, não só o meliante, mas, toda a corja dos st’s que querem elegê-lo na marra, como não vão conseguir e sabem que suas safadezas serão cobradas, vão buscar exílio junto a seus comparsas criminosos onde serão felizes no inferno.
A ladainha de sempre, vamos vencer a eleição, pra tirar o Brasil do mapa da miséria, da fome e da pobreza. Que porra de conversar mais escrota, esses porqueiras por acaso não viveram no Brasil nos 16 ano pp dos governos desse ladrões fdp? Não tomaram conhecimento dos assaltos onde quer que tivesse dinheiro público do povo por sinal? Por acaso, nunca souberam da denúncias de crimes de assassinatos de políticos divergentes sobre a ideologia da corrupção? Não se enganem idiotas, felizmente o povo brasileiro saiu da sedação, esteve quase em coma, mas, por obra do destino apareceu um cara para interromper a magia da flauta do encantador de ratos. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos, e que este Deus proteja este povo e este país que não merecem ter novamente um desgraçado perverso a governá-los
Dá algum resultado juntar voto inútil com candidatura inútil?
O baixo clero está em uma luta fraticida. Que divertido.