O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), definiu o nome do deputado estadual Thiago Pampolha (União Brasil) como vice em sua chapa que concorre à reeleição.
Pampolha está no seu terceiro mandato de deputado estadual. Na primeira legislatura, em 2010, tornou-se o mais jovem parlamentar da história da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Em 2017, assumiu a Secretaria Estadual de Esporte Lazer e Juventude.
Na biografia disponível em sua página na Alerj, é dito que “Thiago tem como base de tudo a família, os preceitos cristãos e a transparência no serviço público” e “compromisso e respeito com a valorização da vida, do meio ambiente e defesa da Dignidade Humana”.
Na terça-feira 6, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro indeferiu o registro da candidatura de Washington Reis (MDB), que havia sido escolhido inicialmente por Castro para compor a chapa. Os sete desembargadores votaram pela inelegibilidade de Reis.
Anunciado no dia 29 de junho como candidato a vice-governador, o ex-prefeito de Duque de Caxias representava a união do PL com o MDB na eleição para o governo do Estado.
Reis foi condenado no Supremo Tribunal Federal (STF) por crime ambiental e loteamento irregular quando era prefeito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o que o enquadrou na lei de Ficha Limpa, tornando-o inelegível.
Na semana passada, um recurso do ex-prefeito foi analisado na Segunda Turma do STF, que formou maioria para manter a condenação.