Com 52, 61% dos votos válidos, Coronel Marcos Rocha (União Brasil) é o novo governador eleito de Rondônia. Ele venceu o senador Marcos Rogério (PL) no segundo turno das eleições de 2022, que obteve 47,39% do eleitorado. Com o resultado. os dois políticos mantêm-se nos respectivos cargos.
No primeiro turno, Coronel Rocha conseguiu 38,8% dos votos válidos, garantindo a primeira posição. Marcos Rogério teve 37% da votação.
Coronel da reversa da Polícia Militar de Rondônia, Rocha ingressou na corporação em 1989. Além disso, ele foi secretário de Justiça na gestão do ex-governador de Estado Confúcio Moura (MDB) e possui graduação em administração Pela Faculdade São Lucas, atuou como professor universitário e secretário Municipal de Educação de Porto Velho.
Na eleição de 2018, quando se elegeu pela primeira vez para o cargo, ele disputou pelo PSL e recebeu o apoio do presidente Jair Bolsonaro. No segundo turno da disputa deste ano, ele voltou a pedir votos para Bolsonaro.
Durante o primeira mandato, o governo de Rocha foi investigado na Operação Polígrafo, da Polícia Federal. As buscas ocorreram para apurar fraudes na contratação de testes para a covid-19 feita por meio de um contrato da Secretaria de Estado da Saúde em Rondônia. A compra ocorreu em 2020.
Oeste nas eleições
Oeste acompanha minuto a minuto o resultado das eleições deste ano. Nossa transmissão ao vivo conta com as participações do jornalista Augusto Nunes; Gustavo Segré; Guilherme Fiuza; o analista político e escritor Flavio Morgenstern; a economista Marina Helena; a editora-chefe da Revista Oeste, Branca Nunes e a editora-chefe de Oeste, Paula Leal. Neste segundo turno, além da presidência da República, foram disputadas vagas para 12 governos estaduais.