O deputado estadual Rodrigo Amorim (PTB-RJ) se tornou réu por chamar de homem a “vereadora trans” Benny Briolly (Psol). Na terça-feira 23, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro acolheu uma denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE-RJ) contra o parlamentar, em virtude de críticas.
Durante um discurso no Parlamento estadual, em 17 de maio deste ano, Amorim chamou Briolly de “homem”. Em nota, Amorim sustentou que os vídeos usados pela defesa do trans foram tirados de contexto, por causa de supostas edições, mas disse que respeita a decisão da Justiça.
Na ocasião, Amorim rebatia críticas da deputada estadual Renata Souza (Psol-RJ). O parlamentar e pessoas nas galerias da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro teriam sido chamados de “gado” e “boi” pela psolista. Amorim também respondera a acusações de Benny de que seria “gordofóbico”. “Referem-se aos outros como boi, mas não enxergam a própria bancada, que tem um boizebu.”
O MPE-RJ sustentou que as falas de Amorim tinham o objetivo de “humilhar a vereadora perante todos que o ouvissem”. Ao acolher a denúncia do MPE-RJ, Neide Cardoso de Oliveira, procuradora regional eleitoral, argumentou que Amorim teve o propósito de “dificultar o desempenho do mandato eletivo”.
Além de Amorim, um vereador também entrou na mira da Justiça por dizer que Benny é homem. Em junho, o vereador Douglas Gomes (PL-RJ), de Niterói, foi condenado à prisão por chamar Benny de homem.
Na decisão, a juíza Cláudia Monteiro Albuquerque, da 2ª Vara Criminal de Niterói, argumentou que Gomes “usou o gênero masculino para se referir à vereadora como forma de desrespeitar sua identidade de gênero na internet”.
Nota do deputado Rodrigo Amorim
“O deputado Rodrigo Amorim respeita as decisões judiciais e esclarece que a denúncia foi feita com um vídeo editado, tirado de um site ideologicamente contrário ao parlamentar, afetando assim a compreensão do fato por inteiro. Ao longo de toda a instrução processual ele terá a oportunidade de mais uma vez esclarecer a verdade dos fatos.”
Acho que poderia criticar quase tudo sobre a vereadora, desde o partido medíocre até os planos golpistas do mesmo ao qual ela representa, mas nunca criticar a transexualidade dela.
O tal do MP se tornou um câncer, um grêmio estudantil bem remunerado, onde este tipo de gente faz o que quer.
Agora, se chamar uma ABERRAÇÃO desta de HOMEM, o que nunca deixou de ser, vai ser considerado crime. PQP!!!!!!!!!!!!!
Esse caramelo é o quê? A Rapunzel? A “Garoto” de Ipanema? Miss Universo? Chuck, o boneca do mal? Parem de circo!
O mundo tá mesmo muito chato. Desde quando o trans é mulher?
Ess@ vereador@ tem a cara do Kid Bengala kkkkk
E essa coisinha é o quê?? biologicamente falando ele é homem e ponto , para bom entendedor um pingo é letra 👍
Esse vereador precisa mesmo e de dentadura….
o mundo ta muito chato
O diabo está ousado.
Até onde os idiotas querem chegar? Já foram longe demais. Reforma do Código Penal já, para atualizar este judiciário porco.
Nenhum malabarismo mental, mesmo associado a dois litros de Velho Barreiro na cuca, me faria ver o que está aí na foto como algo que não seja um homem.
Misericórdia……kkkkk….. tá feia a coisa…..isso aí então não é homem…. é o que então….menina???
TÁ FEIA A COISA!!!
Isso da foto é o que o Severino do Zorra Total falava para o diretor.
Essa criatura não é homem? Qual a genitália externa que apresentava ao nascimento? Não importa se isso se acha mulher, golfinho, cadeira, se pensa que é representante da beleza, se acha que está no peso ideal… As pessoas não se tornam o que acham. O hospício era cheio de indivíduos que achavam ser Jesus Cristo.
Esse mundo tá uma palhaçada. A cada dia eu vejo mais e mais notícias de gente se ferrando por dizer que a grama é verde.
De acordo! Está Complicado!
Pessoas estão sendo presas por chamar um homem, de homem. Isso é tudo o que tenho a dizer sobre um mundo doente.