O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSBD), candidato à reeleição, anunciou nesta quarta-feira, 24, a implementação de câmeras de segurança nas viaturas policiais da Polícia Militar (PM) da capital paulista.
Trata-se do Detecta Móvel (DM), que vai ser usado para identificar placas de veículos roubados e seus respectivos donos. O anúncio ocorreu durante um encontro sobre propostas de segurança pública para sua reeleição.
Anteriormente, o equipamento foi anunciado para um eventual novo governo de Garcia, caso ele seja reeleito. No entanto, a licitação para a compra das 3 mil câmeras vai ser feita até setembro deste ano. A previsão para a implementação é até o início de 2023.
No primeiro momento, o DM vai ser instalado somente na cidade de São Paulo. Conforme o governador, o custo é de R$ 5 milhões. O sistema vai identificar se um veículo é roubado e averiguar se o condutor de uma moto é um entregador de aplicativo.
Câmeras nas fardas
Durante o encontro, Garcia também afirmou que, ainda neste ano, vai adquirir mais Câmeras Operacionais Portáteis (COP). Atualmente, o Estado possui pouco mais de 8 mil unidades. No entanto, o governador quer aumentar o número para 10 mil.
Caso seja eleito, Garcia também prometeu adquirir mais 10 mil COPs (usadas nas fardas da PM-SP). Em um eventual mandato, a polícia teria 20 mil unidades dessas câmeras. O equipamento é objeto de debate entre Garcia e Tarcísio de Freitas (Republicanos), também candidato ao governo do Estado. As câmeras também são alvo de debates nas corporações, uma vez que busca diminuir a “letalidade” policial.
No pronunciamento, o atual governador reafirmou que seu governo “não tolera” violência policial. “As polícias estão cada vez mais preparadas para poder respeitar o cidadão de bem”, afirmou. “Não queremos uma polícia violenta, queremos uma polícia eficaz. Bandido bom é bandido preso. Bandido que reagir à voz de prisão vai ter a reação contrária da polícia, e a reação da polícia não é com flores, é com os melhores equipamentos.”
Agora?? Bandido bom é bandido preso? Vem falar isso nos 45 min do segundo tempo, sendo que passou os anos todos ao lado do calcinha apertada fazendo o inferno na vida da polícia e agora bem com essa palhaçada? Acham que enganam quem?
ELE INSISTE EM VIGIAR OS POLICIAIS EM VEZ DE ATACAR OS LADRÕES. QUANTO CUSTAM ESSAS CAMERAS?
Bandido bom, ótimo, é aquele que não existe !
Ganhando a eleição a primeira medida do Tarcísio deve ser colocar essas câmeras das fardas à venda no mercado livre. Se livra delas e dá o dinheiro da venda aos policiais q foram obrigados a usá-las.
O Estado mais rico do país e com um dos piores salários do Brasil e o cara preocupado em fazer coro para esquerda com esse papinho de bandido bom é bandido preso, até fazeria sentido se estivéssemos num país sério, mas por cá é melhor a polícia fazer o limpa antes que a injustiça solte na audiência de custódia!
Câmeras não deveriam ser utilizadas para prejudicar policiais em inquéritos e julgamentos, mas sim para compor provas contra bandidos, especialmente aqueles que disparam contra policiais.
Nada como uma eleição perdida pra trabalhar, né? Mas agora já foi, vice Doriana! Já está no final do ato! Babau!