Nas eleições de 2022, o Distrito Federal (DF) tem as cadeiras à Câmara dos Deputados mais concorridas do Brasil. São, em média 25, concorrentes para uma vaga de deputado federal. Quando o assunto é o governo, conforme um levantamento realizado pela CNN, a disputa no DF é tão concorrida quanto à Presidência da República. São 12 nomes disputando o cargo. O governo de Pernambuco e do Rio Grande do Sul (RS) estão atrás, com 11 concorrentes.
No último pleito, São Paulo foi o campeão de candidaturas ao governo, com 13 nomes na disputa. Neste ano, o Estado possui dez concorrentes. A unidade federativa com o menor número de candidatos é Mato Grosso, com quatro políticos na disputa.
Já para deputado federal, o Estado que teve a maior concorrência em 2018 foi o Rio de Janeiro, com 25 candidatos por vaga. Em 2022, a unidade federativa possui cerca de 1,06 mil candidatos, o que representa 23 postulantes para cada cadeira. O Rio de Janeiro tem a segunda média nacional mais alta na disputa.
Enquanto isso, a corrida menos acirrada para deputado federal ocorre no Rio Grande do Sul, onde 17 candidatos lutam para conquistar uma vaga em Brasília. Já a disputa para deputado estadual mais disputada é por São Paulo, com 16 concorrentes por vaga.
A Assembleia Legislativa de São Paulo é a maior do Brasil, com cerca de 95 cadeiras. No último pleito, havia 23 candidatos por vaga. Na época, o Distrito Federal tinha a maior disputa, com 40 candidatos por cadeira.
Meio mundo querendo uma boquinha!