O eleitor não pode mais levar o celular para a cabine de votação. A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira, 25. O objetivo, segundo a Corte Eleitoral, é evitar coações, fraudes e a violação do sigilo do voto. A pessoa que desrespeitar a nova regra vai estar cometendo “ilícito eleitoral”, e poderá ser detida.
Conforme a decisão dos ministros, quem levar o aparelho para a votação deve deixá-lo na mesa receptora, com o mesário. Assim, não vai entrar na cabine com o celular. A decisão se deu em uma consulta do partido União Brasil que interpelava se a proibição dos aparelhos ainda está em vigor. A questão já estava expressa na Lei Eleitoral.
Relacionadas
Segundo a sigla, “para que a eleitora ou o eleitor possa se dirigir à cabine de votação, os aparelhos mencionados neste artigo deverão ser desligados ou guardados, sem manuseio na cabine de votação”. Os detectores de metais também podem ser usados em situações excepcionais, avaliadas em cada caso.
Os magistrados informaram à sigla que o celular não deve ser guardado no bolso ou desligado. Deve ser colocado na mesa receptora antes de acessar a cabine. Caso o eleitor se recuse, o juiz eleitoral vai ser comunicado e deve chamar a Polícia Militar. Na próxima semana, a Corte Eleitoral vai aprovar uma nova resolução para deixar clara a proibição.
Vou levar o meu aparelho velho também.
Brasil: Fraude explica.
É a ditadura da toga. Está na hora de acabar com essa excrescência denominada TSE, só mordomias e inutilidades.
Barroso, Fachin e Moraes fizeram pacto com o Diabo para não ter comprovante impresso de votação. Agora o TSE vai, num passe de mágica, providenciar detectores de metal para barrar celulares?
Deus me livre de incendiar todos os cartórios eleitorais do Brasil se houver fraude nessas eleições!
Comprem aquelas canetas com câmera camuflada. Hoje são baratas.
Para preservar o sigilo do voto, o eleitor será obrigado a esquecer em quem votou. Se declarar seu voto em grupo de zap, ouvirá uma voz de “teje preso” do Moraes e da PF.
Se houver fraude e alguém abrir a boca ainda pode ser preso, isso é o nosso tse, parcial a favor do candidato lulla…..lamentavel
A OBSCURA TRANSPARÊNCIA DO TSE.
SE VOCÊ VER ALGO ERRADO NAS URNAS NÃO VAI PODER PROVAR.
E AGORA?
Não querem ninguém com provas de algum erro, do único sistema sem erros no mundo.
Levem seus celulares na cueca… kkkk!
Daqui a pouco a urna só terá dois números o 1 e o 3 e qualquer um quer for digitava dará 9 dedos!
Digitavel
Claro, porque era um modo do eleitor provar que digitou um número e saiu outro, isso na hipótese improvável e impossível de acontecer com as super, ultra, mega, gold, plus urnas eletrônicas do BBB, (Brasil, Butão e Bangladesh).
Fiquei sabendo que essa mega, gold plus são as versões mais atuais, para essas eleições especificamente. ELAS TEM UM SISTEMA TOP IMPENETRÁVEL, MAIS PROTEGIDO DO QUE OS SISTEMAS DE SEGURANÇA DA NASA E DO PENTÁGONO!!! TOP, TOP ULTRA, MEGA SECURITY PLUS ++++++++ A PERDER DE VISTA
Ainda bem que ainda não derrubaram a lei que autoriza e permite os chefões do PCC terem aparelhos celulares nas celas. Ufa, pensei que já tivessem cancelado essa lei. Já estamos em uma ditadura e o povo quietinho quietinho. Isso que dá votar em bananas.
Até parece que só tem esse recurso para gravar as falhas/fraudes dessas super projetadas e megaultra protegidas urnas e sistemas eleitoral brasileiro.
NÃO SABEM NEM DISFARÇAR… ESTÃO SE AUTODESTRUINDO… NÃO PRECISA MUITO ESFORÇO OARA VER O QUANTO ESTÃO DESESPERADOS, LUTANDO PELA PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA. MAS OS DIAS DELES JÁ ESTÃO CONTADOS, VÃO TODOS PAGAR PELO QUE ESTÃO FAZENDO.
A JUSTIÇA DO HOMEM É FALHA, MAS A DE DEUS NUNCA FALHA, E ELA NÃO TARDA, VEM NA HORA CERTA!!!
Leve um celular antigo e deixe na mesa do mesário, e o novo use para tirar foto em caso de fraude na tela da urna.
Boa ideia, se as pu… dos bandidos levam celulares e “torgas” na perereca, podemos levar na meia, calça, boné, etc.
Golpe em curso!!!! Lamentável!
Relaxem….o brasileiro tb é cheio de idéias…