O Google precisa suspender um impulsionamento de um anúncio “negativo” contra o governador Rodrigo Garcia (PSDB-SP), candidato à reeleição. Trata-se de um impulsionamento contratado pela campanha de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), candidato ao governo de São Paulo.
“As normas eleitorais pressupõem somente a contratação de conteúdos benéficos para a candidatura do contratante”, explicou em sua decisão a juíza Maria Claudia Bedotti, auxiliar de propaganda eleitoral, na sexta-feira 2. “É vedada a contratação de serviços que prejudicam candidaturas adversárias.”
A magistrada acolheu os argumentos dos advogados tucanos, que destacam que a lei eleitoral proíbe o impulsionamento de conteúdos que causem “prejuízos” a candidaturas adversárias.
Na representação ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), os advogados alegaram que Freitas pagou ao Google para que as buscas pelo nome de Garcia fossem levadas ao site do ex-ministro do governo Bolsonaro. Chegando na página de Freitas é possível encontrar a frase “fuja do candidato do Dória, Rodrigo Garcia”.
“Não há como admitir que determinado candidato celebre contrato de busca priorizada com o Google a partir do emprego de termos ou palavras-chave que identifiquem o candidato adversário”, escreveu Maria em sua decisão. “Fazendo isso, o contratante não está pretendendo beneficiar a candidatura adversária.”
Garcia ainda pediu na Justiça que a campanha de Freitas seja multada. Essa sentença deve sair nas próximas semanas.
Os antídotos deviam se ater a PROPOSTAS E PLANOS VIAVEIS EM CASO DE GANHAR AS ELEICOES. Mais infelizmente ou são PROMESSAS VAZIAS ( talvez por isso distribuíam no milênio passado SANTINHOS) ou são propostas que sabemos sem ser político apenas matemática, difícil de cumprir, e atualmente um agravante JORNALISTAS partidários e na BOLHA.
As propostas de melhora para a população esbarram por vezes na ambição e poder do candidato, quando não paga aumentos de salarios, reciclagem de professores ou bolsas a estagiários, mas focam em aumento absurdo com o tal FUNDÃO.
Essas eleições serão decididas nos tribunais que democracia linda de morrer…
Rodrigo Garcia, tá com medinho do Tarcísio! Faça tua campanha e mostre a tua capacidade!
Padrão dos EDITORES…. !
Ah, a parcialidade da nossa “justiça” dando as caras mais uma vez 🤡